Premiê chinês quer fim de monopólios dos bancos estatais

Posted by João Luis


Em pronunciamento na rádio nacional nesta terça-feira, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, disse que os bancos controlados pelo governo são monopólios, que precisam ser desfeitos, segundo reportagem do "Wall Street Journal".

O apelo excepcionalmente contundente para um mudança no sistema financeiro da segunda maior economia mundial foi feito perante uma plateia de executivos na província de Fujian.

"Deixem-me ser franco. Nossos bancos recebem benefícios muito facilmente. Porque? Pois um pequeno número de grandes bancos têm o monopólio", disse Wen no pronunciamento.

"Para acabar com o monopólio devemos permitir a entrada de capital privado no setor financeiro", acrescentou.

INVESTIMENTO

Segundo informações do "Financial Times" um anúncio oficial divulgado nesta terça-feira, o governo chinês aumentou de US$ 30 bilhões para US$ 80 bilhões o montante que empresas estrangeiras podem investir no mercado de capitais chinês.

A mudança vai permitir que os gestores de fundos globais possam desempenhar um papel mais ativo na China até então fechado aos mercados acionários domésticos e que teve um desempenho fraco no ano passado.

BANCO CENTRAL

O presidente do banco central do país, Zhou Xiaochuan, já tinha dito mais cedo na terça-fera que a China poderia afrouxar as regras de investimento no exterior para investidores privados, disse o presidente do banco central do país.

Na semana passada o Conselho Estatal da China afirmou que estudaria permitir investimentos diretos no exterior por moradores da cidade de Wenzhou, no leste do país, como parte de uma experiência para uma "zona de reforma financeira geral". Isso foi considerado um importante passo na direção da liberalização da conta de capital.

No Fórum Boao 2012, na ilha de Hainan, o presidente do banco central afirmou que a China encorajou saídas de capital, o que ajudaria a reduzir os desequilíbrios provocados pela entrada líquida de capital.

"Pode haver mais desregulamentações para permitir a empresas chinesas e moradores mais conveniência em [fazer] investimentos no exterior", disse Zhou, sem explicar se as reformas ficarão limitadas a Wenzhou ou se chegarão a outras regiões.

O "socialismo de mercado" chegou para ficar. Iniciativas dessa natureza reforça a ideia do crescimento do gigante vermelho como maior receptor de investimentos da Ásia e futuramente do mundo. No caminho que estamos observando, em breve a economia chinesa será a maior do planeta e consequentemente os BRICS cresceram sua importância geopolítica no mundo. Post e comente a respeito da temática! 05/04/12

0 comentários:

Postar um comentário