Petrobras pode ampliar investimentos na Argentina, diz ministro

Posted by João Luis

O governo brasileiro considera aumentar os investimentos da Petrobras na Argentina. Esse foi um pedido da presidente argentina, Cristina Kirchner, ao ministro de Minas e Energia brasileiro, Edison Lobão, em sua visita à Casa Rosada em março.
Lobão afirmou nesta quinta-feira que esse pedido poderá ser tratado na reunião marcada para amanhã com o ministro do Planejamento argentino, Julio Miguel de Vido.
O ministro voltou a defender a estabilidade da relação entre os dois países e afirmou que a posição do governo argentino em nacionalizar a petroleira espanhola YPF, do grupo Repsol, não inibe investimentos na América Latina.
"Não estamos visualizando nenhum problema com a Argentina", disse Lobão, que citou a atitude da Argentina como uma questão de "autonomia de Estado".
Sobre o cancelamento de uma das licenças da Petrobras na Argentina, em março, Lobão afirmou que não foi um posicionamento do governo central, e sim de uma província. "A presidente trabalhou para reverter essa história. Não temos razão para temor."
URUGUAI
Lobão esteve nesta quinta-feira em reunião com a presidente Dilma Rousseff e o presidente uruguaio José Mujica.
Foi discutido o aumento do fornecimento de energia do Brasil para o Uruguai, de 300 MW para 500 MW. De acordo com Lobão, esta quantidade representa um terço do consumo uruguaio.
O ministro afirmou que o Brasil terá de acionar uma térmica em Uruguaiana para abastecer a demanda do Uruguai. Isso porque os reservatórios das hidrelétricas do Sul estão em baixo nível, em decorrência da falta de chuvas na região.
O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) tem feito constante fornecimento de energia do Sudoeste para o Sul para atender a região. Lobão afirmou que a seca deve provocar o acionamento de mais usinas térmicas, fonte de energia mais poluente e cara.
Lobão afirmou também que foi discutida a construção de dois parques eólicos no Uruguai, com investimento brasileiro.
BELO MONTE
O ministro afirmou hoje que o governo está negociando com os trabalhadores de Belo Monte, que anunciaram início de greve para a próxima segunda-feira. 
A geopolítica na América do Sul pegou fogo. Quantos movimentos de natureza econômica entre os países fundadores do MERCOSUL. Só faltou o Paraguai. Post e comente a postagem! 19/04/12

0 comentários:

Postar um comentário