Dilma critica novamente 'tsunami financeiro', em Cúpula da OEA

Posted by João Luis


A presidente Dilma Rousseff voltou a criticar o "tsunami" causado pelas políticas monetárias dos países desenvolvidos diante da crise, afirmando que estas causam danos as economias dos países em desenvolvimento.

Dilma também fez críticas às medidas protecionistas adotadas por alguns países, dizendo que "defender" é diferente de "proteger".

DROGAS

Já o presidente americano Barack Obama disse neste sábado na Cúpula das Américas que não considera a liberalização uma saída para a questão do narcotráfico nas Américas, mas admitiu que os EUA tem responsabilidades como mercado consumidor e que é favorável a uma discussão. A ideia de debater alternativas para a luta contra as drogas foi formulada pelo presidente colombiano Juan Manuel Santos, anfitrião do evento.

"Minha postura é de que a legalização não é a resposta. Haveria um comércio massivo caso fosse liberada", disse. E acrescentou que países "com instituições e estado de direito fortes, onde a economia esteja em crescimento, serão países mais fortalecidos para enfrentar o problema e esse deveria ser o objetivo das discussões."

O debate sobre as drogas ganhou forca nos dias que antecederam o encontro, com a proposta de países centro-americanos de adotar políticas mais flexíveis sobre o tema. O presidente da Guatemala, Otto Perez Molina, planeja propor uma liberação do tráfico e um novo marco jurídico para tratar do tema em diferentes países.

CUBA

Tanto Dilma quanto Obama reforçaram o valor das democracias como base do sucesso econômico, numa cúpula em que a presença de Cuba foi reclamada por vários países.

Neste sábado, o ex-ditador cubano Fidel Castro fez varias criticas ao encontro, ao qual Cuba nao foi chamada por pressão dos EUA e disse que o pais norte-americano manipula o evento, que chamou de "Cúpula das Guayaberas", referindo-se de modo jocoso as camisas leves usadas nas altas temperaturas locais.

Obama, Dilma e Santos falaram na manha de sábado, durante o encerramento do Fórum Empresarial, que reúne 700 homens de negócio. Após apresentações individuais, eles responderam a perguntas de um jornalista.

O Brasil não sabe de que lado vai se colocar nos grandes debates de temas de interesse das Américas. Ficar ao lado de Obama e desprezar a presença de Cuba no encontro é no mínimo falta de critério. Post e comente a respeito da temática! 15/04/12

1 comentários:

  1. Unknown

    http://www.washingtonpost.com/world/the_americas/barack-obama-to-play-defense-at-summit-of-americas-over-cuba-drug-trafficking-immigration/2012/04/13/gIQAQ1J8FT_story.html

    "In large part, declining U.S. influence comes down to waning economic clout, as China gains on the U.S. as a top trading partner. It has surpassed the U.S. in trade with Brazil, Chile, and Peru and is a close second in Argentina and Colombia.

    “Most countries of the region view the United States as less and less relevant to their needs — and with declining capacity to propose and carry out strategies to deal with the issues that most concern them,” the Washington-based think tank the Inter-American Dialogue noted in a pre-summit report."

Postar um comentário