EUA defendem reforma do Conselho de Segurança e abrem caminho para Brasil

Posted by João Luis

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, reconheceu nesta segunda-feira (16) a necessidade de uma reforma do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), apesar de não fazer uma defesa clara à candidatura brasileira a um assento permanente no órgão.

"É difícil imaginar um conselho que não inclua o Brasil com todo o progresso que o país vem realizando e as oportunidades que oferecem a seu povo", ponderou em coletiva de imprensa após encontro com o chanceler brasileiro, Antonio Patriota. "Mas também aprendemos que até que outros países se comprometam, não faremos o progresso necessário", completou.

Ela elogiou a disposição do Brasil em explorar a camada de petróleo no pré-sal -- uma tarefa "complicada" e "cara" e mostrou disposição de empresas e governo norte-americano a participarem da exploração. "Esse tema é estratégico e essa conversa continuará sendo aprofundada", afirmou Clinton. Na manhã de hoje, ela se encontrou em Brasília com a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster.




Secretária de Estado americana <span class=
Secretária de Estado americana Hillary Clinton em entrevista coletiva em Brasília (16)

ARGENTINA

Questionada sobre a decisão do governo argentino de tomar o controle da empresa petrolífera YPF, controlada pela espanhola Repsol, a secretária de Estado evitou entrar em detalhes e fez uma crítica indireta.

"Não sei todos os detalhes, mas sei que a competição, um mercado aberto para energia e outras commodities é um modelo muito mais preferível e as decisões tomadas por diferentes nações têm de se justificar", afirmou quando questionada sobre o assunto.

Em primeiro lugar parece que a visita de Dilma aos Estados Unidos teve algum efeito. Pensar na possibilidade do Brasil participar do Conselho de Segurança da ONU é fato novo. Criticar um país emergente por comprar uma grande petrolífera é continuação de antigas ações imperialistas dos Estados Unidos. Post e comente a respeito da temática! 17/04/12

0 comentários:

Postar um comentário