Europa pode contar com Brasil para enfrentar a crise, diz Dilma

Posted by João Luis




A presidente Dilma afirmou neste terça (4), durante a 5ª Cúpula Brasil-União Europeia, na Bélgica que a UE pode contar com o Brasil para enfrentar a crise da dívida na região.





Dilma afirmou ainda que os debates sobre a solução para a crise na região deve envolver também toda a América do Sul. "É por isso que os ministros das finanças da UNASUL se encontrarão nos próximos dias para coordenar posições comuns", disse Dilma.





Segundo Dilma, é essencial que os líderes europeus evitem adotar medidas que levem à estagnação econômica e ao desemprego, relembrando as décadas de 1980 e 1990 no Brasil, quando foram adotadas ações que frearam o crescimento nacional.





NEGOCIAÇÕES





O Brasil integra o grupo emergente dos BRICS. Os membros recentemente se declararam dispostos a considerar, se necessário, um apoio a UE, via FMI ou outras instituições financeiras internacionais para enfrentar os desafios da estabilidade financeira mundial.





Com a visita de Dilma a Europa, haverá esforços para que os europeus abram seus mercados para alguns setores, como o de serviços, superando as restrições por temores competitivos. Há articulações também para que seja fechado um acordo de livre comércio para 2012. Segundo especialistas, com o acordo as possibilidades serão multiplicadas na geração de intercâmbio e até de empregos.





O momento é oportuno. As grandes potências mundiais não conseguem mais gerir seus próprios problemas. Os emergentes crescem com base sólida. Sendo o Brasil e a China na atualidade os que mais apresentam visibilidade política internacional. Gerando uma grande chance para o MERCOSUL colocar suas condições de negociações com a UE. Estamos invertendo a geopolítica mundial? Estamos, ou não, vivendo uma Novíssima Ordem Mundial? Post e comente a respeito da temática! 04/10/11

0 comentários:

Postar um comentário