UE só assinará novo Protocolo de Kyoto se EUA e China aderirem

Posted by João Luis







Ministros do meio ambiente que pertencem à UE sinalizaram nesta segunda-feira(10) que seus governos pretendem assinar um segundo protocolo de Kyoto se as nações mais poluentes também o fizerem -- no caso, os Estados Unidos, a China e a Índia.



A linha de ação que será adotada pela UE na próxima conferência mundial sobre mudanças climáticas -- marcada para novembro em Durban, na África do Sul -- foi acordada em uma reunião que acontece nesta semana em Luxemburgo.



O protocolo de Kyoto em vigor, prevê medidas de combate contra o aquecimento global, que vai expirar em 2012 e até o momento não apresenta nenhum novo texto formulado.



Os Estados Unidos são um dos países poluentes que assinaram o protocolo de Kyoto, mas nunca ratificaram sua participação, motivo pelo qual é criticado mundialmente. As nações em desenvolvimento também foram excluídas do pacto original de 1997, mas hoje se enquadram entre os poluentes.



A grande questão é: poluir menos é produzir menos? Onde ficam o lucros do sistema capitalista? E os emergentes? Podem poluir menos? Post e comente a respeito da temática! 10/10/11

1 comentários:

  1. Maurício_Tsé

    Professor ja que o Protocolo de kyoto visa reduzir as emissões de gases que intensificam o efeito estufa, num seria mais justo que todos os países ratificasem "obrigando" assim os principais poluidores a ratificarem? O protocolo de kyoto ao não ser ratificado pelas principais nações poluidoras torna-se insignificante ja que suas emissões são muito maiores em relação aos que assinaram?

Postar um comentário