Buraco na camada de ozônio chega a nível máximo nesta temporada

Posted by João Luis



O BURACO DA CAPA DE OZÔNIO NO HEMISFÉRIO SUL CHEGOU A SEU NÍVEL MÁXIMO ANUAL EM 12 DE SETEMBRO, AO ALCANÇAR 16 MILHÕES DE KM2, O 9º MAIOR NOS ÚLTIMOS 20 ANOS.




A CAPA DE OZÔNIO PROTEGE A VIDA TERRESTRE AO BLOQUEAR OS RAIOS ULTRAVIOLETA E SUA REDUÇÃO ADQUIRE ESPECIAL IMPORTÂNCIA NESTA ÉPOCA DO ANO, QUANDO O HEMISFÉRIO SUL COMEÇA A FICAR COM TEMPERATURAS MAIS ELEVADAS.




A NASA UTILIZA INSTRUMENTOS TERRESTRES E DE MEDIÇÃO ATMOSFÉRICA AÉREA A BORDO DE GLOBOS E SATÉLITES PARA MONITORAR O BURACO DA CAPA DE OZÔNIO NO POLO SUL, OS NÍVEIS GLOBAS DA CAPA DE OZÔNIO NA ESTRATOSFERA E AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ARTIFICIAIS (CFC) QUE CONTRIBUEM PARA A DIMINUIÇÃO DO OZÔNIO.




OS EFEITOS DANOSOS DA DIMINUIÇÃO DA CAPA DE OZÔNIO SÃO: REDUÇÃO DA BIODIVERSIDADE, AUMENTO DA TEMPERATURA GLOBAL, DERRETIMENTO DA CALOTA POLAR, POSSIBILIDADE DE POTENCIALIZAR O CÂNCER DE PELE E AUMENTO DO NÍVEL DO MAR.




COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 28/10/11

1 comentários:

  1. natynha

    Nossa,essa página me ajudou muito em relação aos meus estudos,na minha escola estou em ciencias estudando sobre o buraco na camada de ozÔnio e isso revolucionou meu conhecimento,muito obrigada pelas informações!

Postar um comentário