Giro pelo mundo

Posted by João Luis


PIB da China tem menor alta em 5 anos

Índice registrou crescimento de 7,3% no 3º trimestre




A China registrou uma desaceleração de seu crescimento econômico no terceiro trimestre deste ano, apontou cifra divulgada nesta terça-feira, dia 21, por Pequim. Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia mundial cresceu 7,3%, um pouco mais do que o esperado pelos analistas financeiros (7,2%).
    Este é o pior crescimento registrado pelo país desde 2009, quando teve um crescimento de 6,6%.
    No que diz respeito à comparação trimestral, o crescimento desacelerou para 1,9%. (ANSA) 
  

El País: influência da China e Rússia na America Latina é crescente

Existem muitas Américas dentro da América Latina, diz o El País em uma reportagem da última segunda-feira (20), comentando que até apenas 25 anos atrás, a democracia era um produto exótico no continente. O jornal diz, porém, que a “agenda" do continente mudou radicalmente nas últimas décadas e promete mudar ainda mais. O jornal ainda levanta a questão de uma uma influência cada vez maior da China e da Rússia, visto a aproximação, talvez oriunda do Brics. 
Em primeiro lugar, 10 anos após a criação da Aliança Bolivariana para as Américas (ALBA), a terceira eleição de Evo Morales na Bolívia mostra para onde vai o socialismo do século XXI: um discurso e retórica indígena e de esquerda, com políticas e  tratamentos de direita. Em segundo lugar, a decisão de colocar a Venezuela no Conselho de Segurança da ONU como um dos 10 membros não-permanentes, ou seja, com voto, mas sem poder de veto. Mas, embora ele já estava presente neste organismo em quatro ocasiões anteriores, quem colocou a Venezuela na ONU? Qual é o próximo a entrar?  
 O jornal diz que hoje, a China, o verdadeiro proprietário da Venezuela, e a Rússia, o verdadeiro fiador de Cuba são aqueles que levaram a Venezuela para a Onu.O jornalista acusa a Onu de nunca servir aos fins para os quais realmente foi criada.
O jornal afirma que houve um tempo no mundo de língua espanhola foi mais fácil de ser governado porque o inimigo comum era os Estados Unidos da América. “Depois vieram as bandeiras da dignidade territorial, seguindo o caminho falho e sanguinário dos Castro em Cuba, Hugo Chavez  foi o mais refinado, com um banho de populismo filofascista que representou o fenômeno do peronismo” critica o jornal. 
Se 100 mil milhões de dólares (74 mil milhões de euros) para investimentos em infraestrutura no novo banco de BRICS (com sede em Xangai) são finalmente uma realidade, o espaço ocupado por cinco países (Brasil, Rússia, Índia , China e África do Sul) é imenso. 
Se 100 mil milhões de dólares (74 mil milhões de euros) para investimentos em infraestrutura no novo banco de BRICS (com sede em Xangai) são finalmente uma realidade, o espaço ocupado por cinco países (Brasil, Rússia, Índia , China e África do Sul) é imensa. Especialmente porque o exemplo do canal da Nicarágua será o laboratório de TESTE. Os chineses, no caso da Nicarágua não só levarão trilhões de dólares, mas têm condições atentatórias à soberania incluindo a importação importa de 50.000 trabalhadores chineses.
No caso do Brasil, seu maior parceiro comercial é agora Pequim, diz o jornal. “Eu não sei se a partir de uma base macroeconômica esse relacionamento é positivo, o que eu sei é que para resolver o grande desafio do século na América Latina, ou seja, a desigualdade social, essas sociedades, são caracterizadas pela total insensibilidade à desigualdade social. Basta olhar para a Rússia e China”, diz o jornalista. 

Ucrânia pede 2 bilhões de euros à União Europeia para pagar gás russo

A Ucrânia pediu um empréstimo de 2 bilhões de euros à União Europeia (UE) para pagar uma dívida de gás com a Rússia. O pedido, formulado durante uma reunião ministerial UE-Ucrânia-Rússia para resolver o pagamento do gás, “vai agora ser avaliado com o Fundo Monetário Internacional e as autoridades ucranianas”, disse hoje (21) o porta-voz da Comissão Europeia, Simon O’Connor.
Com base na avaliação, a comissão “fará uma proposta ao Parlamento Europeu e ao conselho”, que representa os estados-membros”. A Comissão Europeia “continua muito empenhada em apoiar a Ucrânia”, disse.
A Ucrânia e a Rússia discutem, com a mediação europeia, um acordo provisório para o pagamento pela Ucrânia de US$ 3,1 bilhões (2,4 bilhões de euros) de faturas em atraso à petrolífera estatal russa Gazprom, US$ 2 bilhões dos quais têm de ser pagos até ao final de outubro.
O acordo é negociado entre o comissário Europeu da Energia, Gunther Oettinger, e os ministros da Energia russo, Alexandr Novak, e ucraniano, Iuri Prodan, reunidos em Bruxelas. A Rússia cortou o fornecimento de gás à Ucrânia em junho devido à recusa de Kiev em pagar o preço imposto pelo governo russo, no contexto da crise entre os dois países
Comente as temáticas! 22/10/14.

2 comentários:

  1. Mari

    João, essa desaceleração do crescimento econômico da China é proposital??

  1. João Luis

    Creio que sim. A velocidade do crescimento econômico coloca em "xeque" a política do unipartidarismo chinês. Valeu pelo comentário!

Postar um comentário