'Washington Post': Liderança dos EUA é necessária para conter estagnação global

Posted by João Luis

As quedas na Bolsa de Wall Street desta semana seriam um reflexo do crescente nervosismo dos investidores em relação ao crescimento econômico global, de acordo com o jornal estadunidense Washington Post. Em matéria desta quinta-feira (16), o jornal garante que analistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) teria descrito a recuperação global como decepcionante e desigual, além de terem reduzido a projeção de crescimento que havia sido traçada em abril de 3,7% para 3,4% neste mês. Por trás desses dados, estaria uma realidade pontuada pelo desemprego, pela estagnação salarial e pela frustração generalizada.
O jornal aponta que, apesar dos impasses do Congresso, os Estados Unidos tem feito tanto quanto ou mais a maioria dos países ao redor do globo para tentar resolver essa situação. De acordo com a notícia, as políticas monetárias agressivas do Federal Reserve ajudaram a retomar o crescimento no país, que já seria maior do que o quadro visto na Europa ou no Japão. O aumento dos impostos sobre rendimentos elevados tem tido um papel fundamental no combate ao aumento da desigualdade. Contudo, o jornal aponta que os salários ainda não estão subindo, mesmo após a queda no desemprego e que, portanto, o Federal Reserve deve elevar os juros no próximo ano.
A liderança dos Estados Unidos também seria algo necessário internacionalmente, em relação à promoção do crescimento econômico. Para que não haja estagnação do comércio global, assim como nas reformas no Japão, é preciso que o acordo de PARCERIAeconômica estratégica Trans-Pacífico (TPSEP) deve ser seguido à risca. Além disso, a administração de Obama deve continuar fazendo pressão para que a Alemanha reduza seu superávit comercial, um dos principais fatores que vêm inibindo o potencial de crescimento dos países devedores da Europa. Além disso, o jornal diz que o engajamento dos Estados Unidos pode vir a ser fundamental para ajudar a resolver as crises na Ucrânia e no Oriente Médio – ambas identificadas pelo FMI como fatores agravantes para a desaceleração global.
O Washington Post afirma que o Congresso norte-americano e o presidente terão que assumir de forma mais vigorosa a partir de agora – e a lista de medidas para impulsionar o crescimento em um curto prazo é bastante extensa. O jornal aponta a necessidade de ser feita uma reforma fiscal das empresas, uma reforma estrutural e um maior investimento em infraestrutura. O jornal alerta ainda que não se deve subestimar o dano que a estagnação econômica prolongada pode fazer na estabilidade social e consenso político de que a democracia descansa finalmente, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.
Interessante o pensamento dos Estados Unidos em relação a Macro Economia. Todos devem ceder seus modelos econômicos para que o grande "dragão capitalista" continue a frente da economia mundial. Alemanha deve reduzir o seu resultado da Balança Comercial para que os demais países europeus possam produzir mais e vender mais. E na América os Estados Unidos aplicam tais medidas? Post e comente a temática proposta. 17/10/14.

0 comentários:

Postar um comentário