Mais rapidinhas pelo mundo!

Posted by João Luis

Britânico e franceses estariam entre executores do Estado Islâmico

Um estudante britânico de medicina e dois cidadãos franceses estariam entre os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) que mataram a sangue frio 19 reféns do grupo, um agente humanitário e 18 soldados sírios, cujovídeo foi divulgado neste final de semana.    
De acordo com o jornal britânico "Daily Mail", o britânico se chama Nasser Muthana, tem 20 anos e teria sido reconhecido por pai no vídeo da execução publicado no site YouTube.    Na gravação, Nasser, originalmente de Cardiff, aparece ao lado do "jihadista John", o miliciano de sotaque britânico que autoridades acreditam ser o executor das decapitações de cinco reféns ocidentais, entre eles o norte-americano Peter Kassig.    
O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse, por sua vez, que é provável que um cidadão francês também esteja entre os jihadistas.    
O "carrasco" seria Maxime Hauchard, de 22 anos, nascido na Normandia, que se converteu ao Islã antes de deixar o país, em agosto de 2013, em direção à Síria. Horas mais tarde, autoridades francesas disseram estar investigando a participação de outro francês na execução. 
Colômbia suspende negociações de paz com as Farc
O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou a suspensão das negociações de paz com a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta segunda-feira (17). A interrupção foi causada pelo sequestro do general Rubén Dario Alzate, comandante da unidade especial "Titan" (que atua contra a guerrilha), no departamento de Chocó.
    Segundo comunicado oficial emitido por Santos, o governo sabe que as Farc "foram as responsáveis por este sequestro totalmente inaceitável". Além do general Alzate, o cabo Jorge Rodríguez e a advogada Gloria Urrego (responsável pelos projetos especiais do Exército) foram raptados.
    O sequestro ocorreu neste final de semana, quando os três estavam indo de barco para uma área a 15 quilômetros de Quibdó, capital de Chocó, de acordo com informações do ministro de Defesa, Juan Carlos Pinzón. O político ressaltou ainda que a área é fortemente dominada pelas Farc.
    O presidente colombiano destacou, mesmo dizendo que os guerrilheiros foram os responsáveis pelo crime, que outras questões sobre o sumiço dos três precisam ser investigadas. "Há uma série de circunstâncias que precisam ser esclarecidas, que queremos que sejam explicadas. Por que o general estava vestido de civil, por que ele pediu que sua escolta não o acompanhasse, por que não respeitou a advertência do barqueiro para que não descessem o rio para tão longe", escreveu o mandatário.
    O homem que guiava o barco, ao ver que os militares e a advogada estavam sendo sequestrados, conseguiu escapar e contou o fato aos seus superiores que estavam em Quibdó. Santos ainda ressaltou que a equipe que iria negociar com as Farc em Havana nesta terça-feira (18), não será enviada para o país até que os três sejam libertados. "Nós exigimos que eles sejam libertados o quanto antes", disse o líder político. Ainda de acordo com ele, os serviços de segurança do país estão atuando o mais rápido possível para resgatar os três raptados e devem "fazer as operações necessárias" para isso.
    O governo colombiano e os guerrilheiros começaram o processo de paz em 19 de novembro de 2012.(ANSA)
Post e comente as temáticas! 17/11/14.

0 comentários:

Postar um comentário