Índia contabiliza quase 6.000 desaparecidos em inundações como mortos: MONÇÕES DE VERÃO

Posted by João Luis

Quase 6.000 pessoas desaparecidas após as inundações que afetaram o norte da Índia no mês passado serão consideradas mortas, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira.
"No total, 5.748 pessoas continuam desaparecidas e o processo de compensação financeira para as famílias começará na terça-feira, por considerarmos esses desaparecidos faleceram", afirmou Vijay Bahuguna, chefe de Governo de Uttarakhand, o Estado mais afetado.
Rua alagada em Jalandhar; autoridades indianas subiram para 6.000 o número de mortos nas inundações do último mês no norte do país
As chuvas torrenciais de monção, que neste ano aconteceram antes do período habitual, deixaram milhares de turistas e peregrinos retidos no Estado.
O governo prometeu pagar 500.000 rupias (aproximadamente R$ 19 mil) às famílias de cada vítima fatal das inundações e deslizamentos de terra.
"TERRA DOS DEUSES"
No dia 15 de junho, as chuvas e deslizamentos de terra destruíram hotéis e estradas, no auge da peregrinação em Uttarakhand, Estado conhecido como "terra dos deuses" por seus numerosos templos.
Bahuguna garantiu que a prioridade é reconstruir o Estado himalaio, onde centenas de pontes desabaram em consequência da cheia dos rios.
"A maior prioridade é proporcionar água potável, restaurar a energia elétrica e reconstruir as estradas", disse.
"As pontes que podem ser reparadas serão reformadas. Também serão construídas outras novas de substituição", disse, ao anunciar o plano de recuperação de Uttarakhand.
Bahuguna destacou que os moradores de 240 vilarejos devastados receberão ajuda financeira para reconstruir suas casas.
"O governo construirá casas resistentes aos terremotos nas localidades modelo que estabeleceremos", declarou.
As equipes de resgate pretendem entregar 20.000 lâmpadas que funcionam com energia solar a aldeias remotas que estão sem energia elétrica.
No mês passado, milhares de militares foram mobilizados para participar em uma ampla operação de resgate, ajudados por helicópteros do exército, que retiraram mais de 100.000 pessoas da região.
Todos anos as Monções de verão deixam milhares de mortos no sul e sudeste asiático. O rigor climático aliado a grande concentração demográfica da região potencializam as perdas. Post e comente a temática! 16/07/13. 

0 comentários:

Postar um comentário