EUA e União Europeia pretendem criar zona de livre comércio

Posted by João Luis



Os Estados Unidos e a União Europeia pretendem criar uma zona de livre comércio. A junção da região em um único bloco econômico criaria uma área com cerca de 800 milhões de consumidores.


A expectativa é que a diminuição dos impostos na região estimule o aumento do consumo, o que geraria mais empregos na Europa, principalmente nos países em que a economia ainda está fria devido à crise. Apesar da longa negociação para que o bloco seja criado, a expectativa é de que o anúncio possa ser feito até o final de 2014.



Para o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, ainda é cedo para avaliar as consequências de tal acordo, mas observa que os países envolvidos terão dificuldade para chegar a um consenso sobre alguns pontos, como o que trata das tarifas praticadas em alguns setores.



As diferenças tarifárias são um grande entrave na opinião do sociólogo Carlos Eduardo Martins, mas ele pontua também a questão política: o acordo aproxima os governos europeus dos Estados Unidos. “Caso esta proposta avance e impulsione as assimetrias e as frustrações sociais, como as que se desenvolveram na União Europeia lastreada pelo euro, poderá provocar uma forte oposição interna cujos efeitos políticos certamente terão impacto significativo na geopolítica mundial do século 21”, avalia o Coordenador do laboratório de Estudos sobre Hegemonia e Contra-hegemonia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LEHC-UFRJ).



Fonte: Terra / Vanessa Silva
Imaginaram o tamanho do super bloco? Como ficaria o restante do regionalismo planetário? Da TRIPOLARIDADE para uma possível unipolaridade? E a APEC aguentaria a concorrência? Os blocos emergentes como ficariam? Post e comente  a temática! 17/07/13.

2 comentários:

  1. Unknown

    Um monopólio capitalista se formará ! E o que os socialistas/comunistas irão fazer ? aderir ou se fechar mais ?

  1. João Luis

    Os tais socialistas e/ou comunistas estão no topo da economia de mercado. Vide China. O que ocorre é uma necessidade de reafirmação dos tais países centrais na economia globalizada. A estratégia de forma um mega bloco ratifica a intencionalidade. Cabe aos emergentes firmarem um pacto de colaboração mutua, e reconfigurar a geopolítica mundial cada vez mais. Viva os BRICS, MIST e CIVETS.

Postar um comentário