Em represália a EUA e Europa, Morales oferece asilo a Snowden na Bolívia

Posted by João Luis

O presidente da Bolívia, Evo Morales, ofereceu neste sábado asilo diplomático ao técnico em informática Edward Snowden, que revelou o esquema de espionagem de dados de internet e de telefones feito pelos Estados Unidos.
Snowden está desde 23 de junho na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou, e pediu asilo diplomático a 27 países, dentre eles o Brasil. Sua extradição é pedida por Washington que o acusam de roubo, transferência de propriedade do governo e espionagem, o que pode lhe render até 30 anos de prisão.

O pedido é feito horas após a Venezuela e a Nicarágua anunciarem que dariam permissão de entrada para o delator. A ação foi feita após os dois países repudiarem o bloqueio feito por quatro países europeus ao avião de Morales, após a suspeita de que ele estaria levando o delator.

Presidente da Bolívia, Evo Morales, é recebido em La Paz após ser barrado na Europa; ele ofereceu asilo a Snowden
Presidente da Bolívia, Evo Morales, é recebido em La Paz após ser barrado na Europa; ele ofereceu asilo a Snowden
Em tom de represália, Morales ofereceu o asilo a Snowden, desde que ele peça aos bolivianos."Quero dizer aos europeus e aos norte-americanos que ontem eu estava refletindo, e como protesto justo quero dizer-lhes que agora sim vamos dar asilo a esse americano que é perseguido por seus compatriotas. Não temos medo".
Snowden, um ex-funcionário da NSA procurado pelos EUA sob a acusação de espionagem, estaria vivendo em uma área de trânsito no aeroporto de Moscou desde a sua chegada na capital russa, em 23 de junho, vindo de Hong Kong.
O presidente russo, Vladimir Putin, se recusou a extraditar o ex-agente dos EUA, e autoridades no país estão satisfeitas por ter conseguido ficar de fora da influência de Washington desde Snowden revelou detalhes de programas secretos de vigilância do governo dos EUA.
Mas Moscou também deixou claro que Snowden é um convidado cada vez mais desagradável, porque quanto mais ele ficar, maior será o risco de causar danos às relações com os Estados Unidos.
CRISE DIPLOMÁTICA
A aprovação do asilo por Bolívia, Venezuela e Nicarágua acontece em meio à tensão diplomática criada após o avião de Morales ser barrado em Portugal, Espanha, Itália e França pela suspeita de que Snowden estivesse a bordo.
O boliviano, que voltava de Moscou para La Paz, foi obrigado a fazer uma escala de 13 horas em Viena, na Áustria. Na sexta (5), a Espanha admitiu ter recebido informações de que o delator estava na aeronave e disse que não tinha motivos para perdoar o boliviano. Eles não disseram de onde veio a suspeita.
Após o incidente, a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) aprovou uma nota de repúdio e abriu uma comissão para investigar o incidente, em documento assinado por Argentina, Bolívia, Equador, Venezuela, Suriname e Uruguai.
Os seis países também ameaçaram cortar relações com países europeus e com os Estados Unidos. Um dia após a divulgação da declaração, Maduro e o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, anunciaram a aprovação do asilo ao informante.
A NSA, cujo material foi divulgado por Snowden, é uma das organizações mais sigilosas do mundo. De acordo com as informações apresentadas pelo delator, a agência monitorou os registros de ligações de milhões de telefones da Verizon, segunda maior companhia telefônica dos EUA.
Também foram verificados dados de usuários de internet de todo o mundo em empresas de internet como Google, Facebook, Microsoft e Apple. O escândalo causou críticas ao presidente Barack Obama, que combateu a espionagem feita pelas agências quando fazia oposição ao republicano George W. Bush.
Contraespionagem na Bolívia? Esse Morales é um grande brincalhão. Será que o incidente diplomático foi apenas um incidente? Vindo da Bolívia, Venezuela e Nicarágua, tudo é possível. Post e comente a temática! 07/07/13.


0 comentários:

Postar um comentário