Ban pede que Irã prove que seu programa nuclear é pacífico

Posted by João Luis

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, se reuniu com o presidente e o líder supremo do Irã nesta quarta-feira, em Teerã, para pressioná-los a tomar medidas concretas que provem que o programa nuclear do país é pacífico. Além disso, Ban pediu para que as autoridades iranianas usem sua influência para ajudar a encerrar o conflito de 17 meses na Síria.
O porta-voz de Ban, Martin Nesirky, disse que nas reuniões separadas com o presidente Mahmoud Ahmadinejad e o líder supremo aiatolá Ali Khamenei, o chefe da ONU afirmou que ataques verbais contra Israel são ofensivos, inflamatórios e inaceitáveis.
Ban chegou a Teerã nesta quarta-feira para a cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados, que reúne 120 nações. Ele desafiou os apelos dos Estados Unidos e de Israel para boicotar o evento.



Foto divulgada pelo governo do Irã mostra o secretário da ONU, Ban Ki-moon, conversando com o aiatolá Khamenei
Foto do governo do Irã mostra o secretário da ONU, Ban Ki-moon, conversando com o aiatolá Khamenei
PROGRAMA NUCLEAR
"Ele (Ban) disse que o Irã precisa tomar medidas concretas para responder às preocupações da Agência Internacional de Energia Atômica e provar ao mundo que seu programa nuclear tem fins pacíficos", afirmou Nesirky, de Teerã, a jornalistas em Nova York.
O Irã alega que seu programa é pacífico, mas as potências ocidentais e seus aliados temem que ele busque o desenvolvimento de armas atômicas. O Irã foi alvo de quatro rodadas de sanções do Conselho de Segurança da ONU por ter recusado a interrupção de seu programa de enriquecimento nuclear.
SÍRIA
Sobre a Síria, Ban fez um apelo aos líderes do Irã para que eles usem sua influência e peçam ao ditador sírio, Bashar Assad, que acabe com a violência e crie as condições para o "diálogo crível e um verdadeiro processo político que faça a vontade do povo sírio".



O presidente do Irã, Mahmud Ahmadineyad (dir), com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, em Teerã
O presidente do Irã, Mahmud Ahmadineyad (dir), com o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, em Teerã
"O secretário-geral acredita que o Irã, dada a sua influência regional e sua influência na Síria, tem um papel importante a desempenhar no conflito e pode ser uma parte da solução", disse Nesirky, acrescentando que Ban também apelou a todos os países a deixar de fornecer armas para todos os lados na Síria.
Na semana passada, a ONU disse que o Irã parecia estar fornecendo armas à Síria, cujo conflito de 17 meses começou como uma revolta popular contra Assad e virou uma guerra civil.
Os Estados Unidos, juntamente com outras nações ocidentais, têm sido extremamente cautelosos sobre os esforços do Irã para resolver a crise na Síria. No entanto, também disseram que Teerã tem um papel a desempenhar.
"O papel que o Irã pode desempenhar é o de romper com o regime de Assad e parar de fornecer apoio material e armas", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland, em entrevista coletiva. 
A geopolítica mundial precisa ter na ONU um papel mais eficiente nas questões de interesse internacional. O programa nuclear iraniano e a ditadura na Síria são situações que estão em evidência a quanto tempo? Quais atitudes pontuais foram tomadas até então? Qual o verdadeiro papel da ONU? Atender aos interesses dos Estados Unidos? Post e comente a temática com profundidade! 30/08/12

0 comentários:

Postar um comentário