Militares e tio dividirão poder com líder norte-coreano, diz agência

Posted by João Luis

O novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, terá de dividir o poder com um tio e com os militares, o que significa que o regime comunista terá um comando coletivo depois da morte de Kim Jong-il, segundo uma fonte que mantém estreitas ligações com os governos da Coreia do Norte e da China, citada pela agência de notícias Reuters.

A fonte não foi identificada, mas a agência afirma que ela já deu informações corretas em importantes eventos anteriores, como que a Coreia do Norte testaria sua primeira arma nuclear em 2006, fato comprovado posteriormente.

Kim Jong-un sucederá a seu pai como parte de uma dinastia familiar comunista que dirige a Coreia do Norte desde a fundação do país, na década de 1940. Kim morreu no sábado (17), mas sua morte só foi anunciada na segunda-feira.

A fonte que falou à Reuters qualificou de "muito improvável" a hipótese de um golpe militar. "Os militares juraram obediência a Kim Jong-un", acrescentou.

Segundo ela, a liderança coletiva incluirá Jang Song-thaek, 65, cunhado de Kim Jong-il e tio de Kim Jong-un. Em 2009, Jang foi nomeado para a Comissão Nacional de Defesa, um órgão de alto escalão que Kim Jong-il dirigia na qualidade de comandante do militarizado Estado norte-coreano.


KRT via Reuters TV/Reuters - 20.dez.2011
Imagem mostra <span class=
Imagem mostra Kim Jong-un durante o velório do pai, o ex-ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, na terça-feira

Na segunda-feira, logo antes do anúncio da morte de Kim, a Coreia do Norte testou um míssil de curto alcance, o que segundo a fonte foi feito como um alerta aos EUA.

"A Coreia (do Norte) quis passar a mensagem de que tem a capacidade de se proteger sozinha", disse a fonte. "Mas dificilmente a Coreia conduzirá um teste nuclear no futuro próximo, exceto se provocada."

O programa nuclear norte-coreano é um persistente motivo de tensões na comunidade internacional. O país testou um artefato militar em 2006 e 2009, e abandonou negociações com EUA, China, Japão, Rússia e Coreia do Sul, as quais eram parte de um processo que visava à concessão de benefícios políticos e econômicos em troca do desarmamento.

A China, principal aliada da Coreia do Norte, convidou na terça-feira o novo líder norte-coreano a fazer uma visita. O presidente Hu Jintao e seu vice, Xi Jinping, prestaram condolências na embaixada norte-coreana em Pequim, cujo acesso ficou fechado.

Pequim pressiona a Coreia do Norte a abrir mão das armas nucleares, e a fonte disse que o país aceitaria isso, sob a condição de que seja assinado um armistício envolvendo EUA, China e as duas Coreias, para substituir o precário cessar-fogo que encerrou a Guerra da Coreia (1950-53).

A Coreia do Norte, acrescentou a fonte, também está convencida de que há armas nucleares norte-americanas na Coreia do Sul, e exige sua retirada.

A corrida nuclear norte coreana virou uma grande interrogação para o mundo. A morte do ex-ditador não revela os destinos do programa nuclear doravante. O ocidente ficará em alerta máximo. A China passa a ser o grande mediador do futuro da Coreia do Norte. Post e comente a respeito da temática! 21/12/11

3 comentários:

  1. Joana

    Eu queria entender um pouco mais sobre a política norte coreana. Sabemos que Kim Jong-il tinha alguns parafusos a menos na cabeça, mas uma multidão de coreanos chorou desesperadamente pela morte dele. Seria lavagem cerebral? Os norte coreanos são ensinados a amar o seu ditador? Seria isso fruto do isolamento que eles sofrem ou algum tipo de Síndrome de Estocolmo coletiva? Eu realmente não entendo.

  1. João Luis

    Muitos vezes Joana, anos de ditadura provoca uma imagem de conformismo que pode levar posteriormente,a uma relação de dependência. Situação semelhante a relação de sequestradores e sequestrados. Quando maior o tempo de contato, maior a relação construída. Pode parecer loucura, mas ocorre. Boas férias e sucesso!

  1. Joana

    Ah, então é Síndrome de Estocolmo coletiva, hehehe.

    Obrigada pela resposta, João! ^^

    Aliás, vi isso aqui: http://br.noticias.yahoo.com/diretora-fmi-alerta-que-economia-global-est%C3%A1-em-150038332.html foi postado no Yahoo hoje...

    Não sei se você vai se interessar, mas fica a dica... ^^

Postar um comentário