PIB dos EUA cresce abaixo do esperado em terceiro trimestre

Posted by João Luis

O PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA teve um crescimento de 2% (em termos anuais) no terceiro trimestre, conforme a nova revisão desse dado divulgada hoje (22) pelo Departamento de Comércio americano.

Economistas do setor financeiro projetavam um incremento de 2,5%, mesma taxa registrada na estimativa anterior do PIB.

No segundo trimestre, o crescimento foi estimado em 1,3%.

De acordo com o governo americano, o crescimento deste trimestre foi puxado por investimentos do governo federal, consumo das famílias e exportações, que compensaram parcialmente as contrações vistas em investimentos privados e nos gastos dos governos locais e estaduais. O volume de importações, que têm impacto negativo no cálculo do PIB, também aumentou.

O consumo das famílias foi puxado por maiores gastos com bens duráveis, principalmente motores de veículos e autopeças, além de maiores despesas com serviços (utilidades domésticas e saúde, notadamente).

No setor privado, o Departamento de Comércio registrou um crescimento significativo no volume de investimentos em equipamentos e software. Houve uma desaceleração no ritmo de crescimento dos lucros corporativos entre o segundo e o terceiro trimestre, com destaque para os ganhos do setor financeiro, que cresceram mais rapidamente (3,8%) ante o aumento nos resultados do setor produtivo não financeiro (1,6%).





A tabela acima, demonstra uma tímida reação da economia americana. Na realidade os resultados não conseguiram ainda reverter as previsões finais para 2010. fica evidente que a economia mundial não pode ficar refém dos desmandos dos Estados Unidos, visto que, a força de sua economia não corresponde a sua "força" política. Os países BRICS já podem comemorar a transição de poder econômico e político em relação ao G7? Post e comente a respeito da temática. 22/11/11

0 comentários:

Postar um comentário