Conselho de Segurança da ONU não chega a acordo sobre Palestina

Posted by João Luis


Um comitê do Conselho de Segurança da ONU afirmou nesta sexta-feira (11) que não conseguiu chegar a um acordo sobre o pedido da ANP (Autoridade Nacional Palestina) de ser reconhecido como Estado membro nas Nações Unidas, segundo o embaixador português no órgão, José Filipe Moraes Cabral.

A notícia é sinal de que a tentativa palestina de ter seu ingresso pleno aceito na ONU pode não ser bem sucedido.

A partir de agora, as autoridades palestinas --que não conseguiram até o momento assegurar os nove votos necessários para que seu pedido passe pelo Conselho de Segurança-- devem decidir se querem levar seu pedido à votação. Atualmente, os palestinos possuem oito membros que o apoiam, de acordo com diplomatas.

Caso os palestinos decidam forçar a votação sem garantir os nove votos necessários, os Estados Unidos podem não ter que usar seu poder de veto para bloquear o ingresso, medida que prometeram tomar.

Um rascunho do relatório da comissão, que inclui todos os 15 membros do conselho, detalhou o impasse entre os membros do conselho. Agora que o comitê aprovou formalmente o documento, a questão voltará ao Conselho de Segurança.

"O conselho receberá o relatório e discutirá qualquer iniciativa futura", afirmou Cabral.

O presidente da ANP, Mahmoud Abbas, entregou o pedido oficial de entrada plena na ONU no dia 23 de setembro, durante a Assembleia Geral do órgão.

Até quando o mundo será refém dos interesses dos EUA? Será que o mundo árabe vai precisar utilizar sempre da força para poder ser ouvido? Post e comente a respeito da temática! 11/11/11

0 comentários:

Postar um comentário