Peres diz que EUA são o único país que presta atenção nos problemas do mundo

Posted by João Luis


O presidente israelense, Shimon Peres, declarou nesta quarta-feira (10) que os Estados Unidos são "o único país que presta atenção com seriedade nos problemas do resto do mundo".

"Sempre sois tão generosos e amistosos com nosso povo e nossa nação (...). Nunca esquecemos vosso apoio bipartidário (republicano-democrata)", disse Peres em um encontro de trabalho com 26 congressistas democratas americanos em sua residência em Jerusalém, segundo um comunicado de seu escritório.

O líder da delegação, Steny Hoyer, entregou a Peres uma cópia da resolução através da qual o Congresso rejeitou em maio passado a iniciativa palestina de pedir sua aceitação como Estado-membro das Nações Unidas.

"Como se sabe, atualmente temos muitas divergências partidárias em nosso Congresso, (...), mas há poucas, se é que elas existem, diferenças partidárias no Congresso quando o tema é Israel", disse Hoyer.

A visita, a primeira de várias similares nas próximas semanas, é organizada pelo Aipac, o principal grupo de pressão pró-israelense nos EUA.

Peres dedicou também parte de seu discurso para criticar a decisão palestina de buscar sua aceitação como membro de pleno direito das Nações Unidas no mês que vem.

"Uma declaração da ONU carecerá de significado e apenas estenderá o conflito. Espero que ambas as partes retornem à mesa de negociação antes de setembro.", disse.

Na semana passada, na recepção das credenciais do novo embaixador americano em Israel, Dan Shapiro, Peres manifestou sua "admiração" pelo presidente Barack Obama, por ele ter "salvado tanto os EUA quanto a humanidade de um possível desastre" ao promulgar o acordo bipartidário sobre o teto de dívida no país.

"A América é a grande nação que sempre foi sensível ao desesperado, ao empobrecido, e fez o mundo menos perigoso e mais disposto a superar seus defeitos", disse em um ato pelo 235º aniversário da independência dos EUA.

Amigo dos Estados Unidos sem perder a pose de "bom moço". É incrível como os aliados dos Estados Unidos veneram "Tio Sam". São situações como a retratada pela reportagem que nos remete a pensar nas mudanças da geopolítica global. Os emergentes precisam urgentemente reivindicar o seu espaço. Como seria o mundo se a China fosse os Estados Unidos? Melhor ou pior? Post e comente a respeito da temática! 10/08/11.


2 comentários:

  1. Anônimo

    Professor, engraçado você perguntar como seria o mundo se a China fosse os EUA. Recentemente fiz uma postagem falando exatamente disso.
    Minha opinião: http://metafisicarelativa.blogspot.com/2011/06/ele-nao-e-tao-mau-assim.html

  1. Naiana

    professor, prometo que venho com calma no fds aqui e comento ! haha queria os SLIDES de relevooo... por favor, posta aqui! :)

Postar um comentário