RIO + 20 EM 2012

Posted by João Luis




OS MINISTROS DAS RELAÇÕES EXTERIORES, ANTONIO PATRIOTA, E DO MEIO AMBIENTE, IZABELLA TEIXEIRA, PROMOVERAM NO PALÁCIO DO ITAMARATY, NO RIO, UMA MESA-REDONDA COM 37 AUTORIDADES E ESPECIALISTAS PARA DISCUTIR OS TEMAS DA CONFERÊNCIA RIO+20 SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, QUE ACONTECE NO ANO QUE VEM NO BRASIL.




NO DISCURSO INAUGURAL DO ENCONTRO, PATRIOTA AFIRMOU QUE, "HÁ UMA EXPECTATIVA ELEVADÍSSIMA DA COMUNIDADE INTERNACIONAL EM RELAÇÃO À CONFERÊNCIA, E O BRASIL ESTÁ PARTICULARMENTE BEM POSICIONADO PARA SEDIÁ-LA".




A RIO+20 ACONTECE 20 ANOS DEPOIS DA RIO-92, QUE REUNIU CHEFES DE GOVERNO DE TODO O MUNDO PARA DISCUTIR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. ENTRE OS PARTICIPANTES DA MESA-REDONDA DESTA MANHÃ, ESTÁ O SENADOR FERNANDO COLLOR (PTB-AL), QUE ERA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA NA ÉPOCA DA RIO-92.




ACHIM STEINER, DIRETOR-EXECUTIVO DO PROGRAMA DAS NAÇÕES UNIDAS PARA O MEIO AMBIENTE (PNUMA), DISSE QUE O BRASIL NÃO DEVE SER APENAS UM ANFITRIÃO PARA A RIO+20, MAIS ASSUMIR UMA POSIÇÃO DE LIDERANÇA ESCORADA EM SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE E PARA A ECONOMIA MUNDIAL.




"HÁ UM GRANDE CETICISMO SOBRE ORGANISMOS MULTILATERAIS. UM DOS MAIORES RISCOS É SUBESTIMAR AS EXPECTATIVAS SOBRE OS RESULTADOS DESSA CONFERÊNCIA. O PRIMEIRO DESAFIO DO BRASIL É AJUDAR A FORMAR UMA VISÃO QUE SEJA AO MESMO TEMPO PRAGMÁTICA E AMBICIOSA", AFIRMOU O DIRIGENTE DAS NAÇÕES UNIDAS.




STEINER DEFENDEU QUE O BRASIL BUSQUE MEIOS DE AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO DO SETOR PRIVADO E DA SOCIEDADE CIVIL NO RIO+20.




A GRANDE PREOCUPAÇÃO DO BRASIL É NÃO REPETIR OS ERROS DA RIO-92. NA OPORTUNIDADE A TEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL QUASE FICOU EM SEGUNDO PLANO. OS PARTICIPANTES QUERIAM EM VERDADE QUESTIONAR A RELAÇÃO PREDATÓRIA DO BRASIL NA AMAZÔNIA. QUESTIONANDO INCLUSIVE, A POSSIBILIDADE DA MESMA PASSAR A SER UMA ÁREA DE PROTECIONISMO INTERNACIONAL. O MAIS IMPORTANTE DO REFERIDO ENCONTRO FOI A AGENDA 21. DOCUMENTO QUE APRESENTAVA AS AÇÕES DE SUSTENTABIDADE NA RELAÇÃO HOMEM X NATUREZA, COM PRÁTICAS PRESERVACIONISTAS E CONSERVACIONISTAS. VAMOS AGUARDAR O ENCONTRO DE 2012 E VERIFICARMOS AS AÇÕES EFETIVAS QUE SERÃO REALIZADAS NO SENTIDO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 05/05/11

2 comentários:

  1. Unknown

    a humanidade como um todo chegou em um ponto que se não existir esse olhar apurado para a preservação ambiental, tornará a vida, principalmente do homem, inviável. Agora está mais fácil do que antes perceber isso, acredito que dessa vez haverá uma maior preocupação com o desenvolvimento sustentavel.

    Amazônia como área de protecionismo internacional? Acho até ingraçado. A maioria das coisas que ficam sob custódia internacioanal tendem a não dar certo... Interesses demais envolvidos.

  1. Felipe

    O Brasil não está dando conta sozinho do desmatamento da amazônia, porque essa resistência? orgulho ferido por ter seu território cuidado por "outros"? ou achar que pode reverter essa realidade?

Postar um comentário