BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO AUMENTA CHUVA NO HEMISFÉRIO SUL

Posted by João Luis











O BURACO SOBRE A CAMADA DE OZÔNIO NA ANTÁRTIDA TEM UM PAPEL IMPORTE NA MUDANÇA CLIMÁTICA E NO AUMENTO DAS CHUVAS NO HEMISFÉRIO SUL NOS ÚLTIMOS 50 ANOS, REVELAM CIENTISTAS.







OS RESULTADOS OBTIDOS PELA EQUIPE DA ESCOLA DE ENGENHARIA E CIÊNCIA APLICADA DA UNIVERSIDADE DE COLUMBIA (EUA) SÃO OS PRIMEIROS QUE VINCULAM A REDUÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO SOBRE A ZONA POLAR À MUDANÇA CLIMÁTICA ATÉ A LINHA DO EQUADOR.







OS PESQUISADORES DESTACARAM QUE A CONCLUSÃO SERVE DE ALERTA AOS LÍDERES MUNDIAIS QUANDO SE ANALISA O COMBATE AO AQUECIMENTO GLOBAL. É PRECISO PRESTAR MAIS ATENÇÃO AO BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO, JUNTO A OUTROS FATORES AMBIENTAIS COMO O DERRETIMENTO DO GELO ÁRTICO E AS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA.







AS SUBSTÂNCIAS QUE AFETAM A CAMADA DE OZÔNIO, COMO OS CFC, QUE ERAM UTILIZADOS ATÉ RECENTEMENTE EM GELADEIRAS, AEROSSÓIS E EXTINTORES, PASSARAM A SER ELIMINADOS PROGRESSIVAMENTE DE ACORDO COM OS DISPOSITIVOS DO PROTOCOLO DE MONTREAL (1987 - CANADÁ).







"É SURPREENDENTE QUE O BURACO NA CAMADA DE OZÔNIO, SITUADO SOBRE A ANTÁRTIDA, POSSA GERAR UM IMPACTO QUE CHEGUE AOS TRÓPICOS E ALI AFETE AS CHUVAS", DIZ A AUTORA DO ESTUDO PUBLICADO NA REVISTA "SCIENCE", SARA KANG. "É COMO UM EFEITO DOMINÓ".







INTERESSANTE A DESCOBERTA. AGORA AS CHUVAS EXCEPCIONAIS NO MUNDO TROPICAL SERAM EXPLICADAS, ENTRE OUTRAS RAZÕES, PELO REFERIDO FENÔMENO DA RETRAÇÃO DA CAPA DE OZÔNIO. NO ENTANTO, CABE SALIENTAR QUE O PROTOCOLO DE MONTREAL FEZ REDUZIR A QUASE ZERO A EMISSÃO DO CFC. SERIA O AQUECIMENTO GLOBAL DE FATO UM NOVO VETOR PARA ATINGIR A CAPA DE OZÔNIO? MAIS UMA "CORTINA DE FUMAÇA" NAS AÇÕES ANTRÓPICAS? O SUL E O SUDESTE DO BRASIL DURANTE O VERÃO COM CHUVAS ABUNDANTES FICOU EXPLICADO? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 04/05/11







0 comentários:

Postar um comentário