TRANSGÊNICOS: EUROPA X ESTADOS UNIDOS E BRASIL

Posted by João Luis




O CONSELHO DE INFORMAÇÕES SOBRE BIOTECNOLOGIA (CIB), PUBLICOU UM ARTIGO DE SUA PRESIDENTE, ALDA LERAYER, FAZENDO UM BALANÇO BEM POSITIVO DO SETOR NO BRASIL E NO MUNDO.


" AO TODO, 25 PAÍSES PLANTARAM 134 MILHÕES DE HECTARES, O QUE CORRESPONDE A 9 MILHÕES A MAIS DE HECTARES DO QUE 2009. FORAM 14 MILHÕES DE GRANDES E PEQUENOS AGRICULTORES NO MUNDO QUE ADOTARAM CULTIVOS TRANSGÊNICOS EM SUAS LAVOURAS. AINDA DE ACORDO COM O ARTIGO, OS 8 PAÍSES PRINCIPAIS NO RANKING DE MAIORES PRODUTORES FORAM: ESTADOS UNIDOS (64 MILHÕES DE HA), BRASIL (21,4 MILHÕES DE HA), ARGENTINA (21,3 MILHÕES DE HA), ÍNDIA (8,4 MILHÕES DE HA), CANADÁ (8,2 MILHÕES DE HA), CHINA ( 3,7 MILHÕES DE HA) E ÁFRICA DO SUL (2,1 MILHÕES DE HA)."


DIVERSAS PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO MUNDO PARA O CULTIVO NA EUROPA, MAS APENAS DUAS CULTURAS TRANSGÊNICAS PODEM SER CULTIVADAS COMERCIALMENTE. A PRIMEIRA É UM MILHO RESISTENTE A INSETOS E A SEGUNDA É A BATATA COM MAIOR TEOR DE AMILOPECTINA, APROVADA NESTE ANO.


NA EUROPA, A ÁREA PLANTADA DESTE ÚNICO MILHO TRANSGÊNICO ALCANÇOU 94.750 MIL HECTARES EM 2009. OS PRINCIPAIS PAÍSES DE CULTIVO SÃO: ESPANHA, REPÚBLICA TCHECA, ROMÊNIA E PORTUGAL. ALÉM DESTE, A ESLOVÁQUIA E A POLÔNIA TAMBÉM ESTÃO CULTIVANDO O MILHO RESITENTE A INSETOS. HOJE, A BATATA TRANSGÊNICA É PLANTADA NA ALEMANHA, REPÚBLICA TCHECA E SUÉCIA.


FICA EVIDENTE QUE OS ALIMENTOS TRANSGÊNCOS VIERAM PARA FICAR. O PAPEL COMERCIAL E SUAS VANTAGENS DE CULTIVO EM QUALQUER PARTE DO PLANETA, TAMBÉM POTENCIALIZAM O AUMENTO DO SEU CULTIVO. SERIA UMA MUDANÇA NA GEOPOLÍTICA DA FOME? UMA DIMINUIÇÃO DA SELETIVIDADE NO ACESSO AOS ALIMENTOS? O CRESCIMENTO DAS PATENTES INTERNACIONAIS DE TRANSGÊNICOS? QUEBRA EM DEFINITIVO DA BIODIVERSIDADE DO PLANETA? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 25/01/11


4 comentários:

  1. Joana

    (Aloha João Luís! :D Feliz Natal/Ano Novo atrasado! XD)


    Acho que eu sou a pessoa mais suspeita para falar de alimentos trangênicos. Minha família apoia muito o naturalismo e trangênicos são abominados aqui em casa. Não sou tão radical, mas tenho medo que isso afete a saúde das pessoas a longo prazo. "Você é o que você come" não é uma frase besta, não. Tomara que enxerguem isso antes de acontecer algo muito sério. E digo isso não apenas por causa dos alimentos trangênicos: fast food, enlatados, o "odiável" miojo, a "abominável" salsicha... o mundo está se alimentando muito mal, isso sim! XD

  1. João Luis

    LEGAL FALAR COM VC DE NOVO. POST SEMPRE. FORTE ABRAÇO!

  1. jpvasku

    A questão dos danos à saúde dos transgênicos, é uma questão polêmica, e mal interpretada. Alterações nos alimentos de fato podem causar danos à saúde, mas no geral isso ocorre quando são alterados para produção em massa (o que já ocorre em muitos casos, como adição de corantes, conservantes e hormônios no caso dos animais). No entanto, a alteração nos alimentos pode ser também usada para melhorar a saúde, como por exemplo no caso do sal, que possui adição de Iodo. Com relação ào problema da fome, acho ingênuo acreditar que isso resolverá o problema. A produção mundial de alimentos já é maior que o nessessário para a nutrição de todo o mundo.

  1. Unknown

    Como Joana, acho que sou uma pessoa muito suspeita pra falar de transgênicos, mas justamente pelo contrário, não que seja adepta a eles, mas quero fazer Biotecnologia, o que me leva a ser pelo menos um pouco a favor, como disse JP, os alimentos podem sim fazer mal a saúde quando produzidos em larga escala e se não for dado o devido cuidado e muitas vezes as pessoas nem sabem que o que estão levando pra suas casas é transgênico, porém, o objetivo de um biotecnologista nunca é prejudicar a saúde dos cidadãos, o objetivo está entre: produzir em larga escala e melhorar a qualidade ou praticidade dos alimentos. De fato, a questão da quantidade de alimento pode até ser ingênua, mas se pararmos pra pensar, as vezes uma salada até ficou menos saudável, mas ficou MUITO mais acessível com a ajuda da produção em larga escala, o que na verdade é uma melhora não para as pessoas de classe média alta, nem a ilusão de que as pessoas muuuuito pobres vão comer salada que sozinha não sacia ninguém, mas para as pessoas de classe média baixa que podem ter acesso a muitos nutrientes que só encontramos nas folhas, assim como arroz e feijão, refeição diária e clássica dos brasileiros, ela contém uma quantidade incontável de nutriêntes indispensáveis para a nossa saúde, então podemos parar pra pensar que os transgênicos têm ainda muitos defeitos, mas se o incentivo à profissões como Biotec, Eng. Genética, Biomed, e outras por aí for dado, tenho certeza que as produções dos transgênicos pode melhorar e se desenvolver muito!

Postar um comentário