MEIO AMBIENTE 2011

Posted by João Luis







ESTUDO COBRA DA ONU PLANO CLIMÁTICO MAIS ABRANGENTE



OS ESFORÇOS MUNDIAIS CONTRA OS DESMATAMENTOS DEVERIAM DAR MAIS ÊNFASE AS CAUSAS SUBJACENTES DO PROBLEMA, COMO A DEMANDA POR PRODUTOS AGRÍCOLAS E BIOCOMBUSTÍVEIS, EM VEZ DE FOCAR QUASE EXCLUSIVAMENTE NO USO DAS ÁRVORES PARA O COMBATE À MUDANÇA CLIMÁTICA, COMO FAZ A ONU, SEGUNDO UM ESTUDO DIVULGADO NESTA SEGUNDA-FEIRA (24).



O RELATÓRIO DA UNIÃO INTERNACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES DE PESQUISA FLORESTAL, DIZ QUE HOUVE APENAS UM PROGRESSO LIMITADO NA PROTEÇÃO DE FLORESTAS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. DADOS DA ONU MOSTRAM QUE, NO PERÍODO 2000-2009, 13 MILHÕES DE HECTARES (TAMANHO APROXIMADO DA GRÉCIA) FORAM DESMATADOS POR ANO.



"NOSSAS CONCLUSÕES SUGEREM QUE IGNORAR QUE O IMPACTO DAS FLORESTAS SOBRE SETORES COMO AGRICULTURA E ENERGIA VÃO CONDENAR QUAISQUER NOVOS ESFORÇOS INTERNACIONAIS CUJA A META SEJA CONSERVAR AS FLORESTAS E DESACELERAR AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS É LIMITAR ESFORÇOS", DISSE JEREMY RAYNER, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE BOSTON (EUA).



O DESMATAMENTO RESPONDE POR QUASE 10% DAS EMISSÕES DE GASES ESTUFA POR ATIVIDADES HUMANAS. AS ÁRVORES ABSORVEM CARBONO AO CRESCEREM, MAS LIBERAM GASES AO SEREM QUEIMADAS OU APODRECEREM.



OBAMA ESTABELECE META PARA AUMENTAR ENERGIA LIMPA ATÉ 2035



O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS , BARACK OBAMA, ESTABELECEU EM SEU DISCURSO SOBRE O ESTADO DA UNIÃO UMA META PARA QUE A MAIORIA DAS USINAS DO PAÍS PRODUZAM ENERGIA LIMPA ATÉ 2035, INCLUINDO FONTES COMO CARVÃO LIMPO E GÁS NATURAL.



OBAMA TAMBÉM PEDIU INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DE ENERGIAS LIMPAS E FEZ UM APELO PARA QUE O CONGRESSO ELIMINE BILHÕES DE DÓLARES EM SUBSÍDIOS PARA EMPRESAS DE PETRÓLEO.



"NÃO SEI SE VOCÊS NOTARAM, MAS ELES ESTÃO SE SAINDO BASTANTE BEM SOZINHOS", DISSE OBAMA SOBRE OS LUCROS AFERIDOS PELAS PETROLÍFERAS. "ENTÃO EM VEZ DE SUBSIDIAR A ENERGIA DE ONTEM, VAMOS INVESTIR NA DE AMANHÃ".



A ATUAL "LA NIÑA" É UM DOS MAIS FORTES DOS ÚLTIMOS CEM ANOS, SEGUNDO A OMM.



O ATUAL FENÔMENO LA NIÑA, APONTADO POR ALGUNS ESPECIALISTAS COMO RESPONSÁVEL PELAS GRANDES ENCHENTES NA AUSTRÁLIA E AS INTENSAS CHUVAS QUE PROVOCAM DESLIZAMENTOS DE TERRAS NO BRASIL, É UM DOS MAIS FORTES DOS ÚLTIMOS CEM ANOS, INFORMOU A OMM (ORGANIZAÇÃO METEOROLÓGICA MUNDIAL).



A ENTIDADE ANTECIPOU QUE É PROVÁVEL QUE AS CONDIÇÕES CARACTERÍSTICAS DO LA NIÑA CONTINUEM DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011, E RECOMENDOU QUE, PARA ENFRENTAR MELHOR OS RISCOS ASSOCIADOS A ESTA SITUAÇÃO, OS SERVIÇOS METEOROLÓGICOS SEJAM CONSULTADOS COM MAIS FREQUÊNCIA.



O ATUAL LA NIÑA -- FENÔMENO QUE PROVOCA O RESFRIAMENTO DO MAR E, PORTANTO, É O OPOSTO AO EL NIÑO -- COMEÇOU EM AGOSTO DE 2010 E REDUZIU AS TEMPERATURAS MARÍTIMAS EM 1,5 GRAU CENTÍGRADO EM RELAÇÃO AO HABITUAL, SOBRETUDO NAS ÁREAS CENTRAL E ORIENTAL DO OCEANO PACÍFICO.



NO INÍCIO DA NOVA DÉCADA VEREMOS SE OS ALERTAS AMBIENTAIS, E PRINCIPALMENTE A MUDANÇA POLÍTICA NAS AÇÕES PREVENTIVAS, SERÃO SUFICIENTES PARA TANTAS PERDAS MATERIAIS E HUMANAS. POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 28/01/11

2 comentários:

  1. Naiana

    João! Quanto tempo! Passando aqui pra falar que estou acompanhando seu blog, muito bom como sempre! Estou em SP, é USP 2012!

  1. João Luis

    VAMOS CONSEGUIR JUNTOS. EM BREVE ESTAREMOS JUNTOS NOOFICINA. BJOS!!!!!!

Postar um comentário