AS NEGOCIAÇÕES INTERNACIONAIS NO ÂMBITO DAS NAÇÕES UNIDAS NÃO FORAM SUFICIENTES E A PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XXI TERMINA SEM NOVO ACORDO VINCULANTE PARA COMBATER O AQUECIMENTO GLOBAL, UM FENÔMENO QUE PROMOVE CADA VEZ MAIS CATÁSTROFES NATURAIS NO MUNDO.
A LUTA CONTRA A MUDANÇA CLIMÁTICA ATRAVESSOU EM 2010 UM PROCESSO DE CONVALESCÊNCIA QUE CULMINOU EM DEZEMBRO NA 16ª CONFERÊNCIA DAS PARTES DA CONVENÇÃO DO CLIMA DA ONU (COP- 16), EM CANCÚN (MÉXICO), NA QUAL HOUVE APENAS ALGUNS TÍMIDOS AVANÇOS, EMBORA A ONU TENHA RECUPERADO O PROTAGONISMO PERDIDO EM COPENHAGUE UM ANO ANTES.
A CÚPULA DE COPENHAGUIE REALIZADA EM DEZEMBRO DE 2009 ESTEVE A PONTO DE DETERIORAR AS RELAÇÕES MULTILATERAIS NO ÂMBITO DA ONU, QUANDO UM GRUPO DE POTÊNCIAS TENTOU IMPOR SEM SUCESSO UM ACORDO NEGOCIADO A PORTAS FECHADAS AO RESTO DAS NAÇÕES PRESENTES NO ENCONTRO.
DESDE ENTÃO, AS REUNIÕES DE ESPECIALISTAS E MINISTROS MANTIDAS NESTE ANO EM NUSA DUA (INDONÉSIA), BONN (ALEMANHA), GENEBRA (SUÍÇA) E TIANJIN (CHINA) BUSCARAM RETOMAR A CONFIANÇA MULTILATERAL NO PROCESSO.
RESULTADOS PRÁTICOS DE CANCÚN
OS PAÍSES PRESENTES NA CÚPULA CRIARAM O FUNDO VERDE PARA ADMINISTRAR A AJUDA QUE OS PAÍSES DESENVOLVIDOS SE COMPROMETERAM A FORNECER EM COPENHAGUE AS NAÇÕES EM DESENVOLVIMENTO PARA FAZER FRENTE À MUDANÇA CLIMÁTICA -- US$30 BILHÕES PARA O PERÍODO 2010 -2012 E US$100 BILHÕES ANUAIS A PARTIR DE 2020.
OUTRO ACORDO FOI MANTER TAMBÉM UMA META FIXADA EM COPENHAGUE A LIMITAR NO MÁXIMO EM 2°C O AUMENTO DA TEMPERATURA MÉDIA EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS PRÉ-INDUSTRIAIS.
MAS A CONFERÊNCIA DEIXOU PARA A PRÓXIMA REUNIÃO EM DURBAN (ÁFRICA DO SUL), NO FINAL DE 2011, OS TEMAS MAIS CONTROVERTIDOS, COMO O FUTURO DO PROTOCOLO DE KYOTO (1997). ESTE TRATADO, QUE A PRIMEIRA FASE EXPIRA EM 2012, OBRIGA 37 PAÍSES DESENVOLVIDOS A REDUZIREM A EMISSÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) E DE OUTROS GASES. UM DOS PONTOS MAIS CONFLITUOSOS PARA A RENOVAÇÃO DO PROTOCOLO É O FATO DELE NÃO SE APLICAR NEM AOS ESTADOS UNIDOS, QUE NÃO O RATIFICARAM, NEM À CHINA, CONSIDERADA UM PAÍS EM DESENVOLVIMENTO.
AGORA TODOS OS OLHOS ESTÃO POSTOS PARA A PRÓXIMA CÚPULA EM DURBAN, ONDE TALVEZ HAJA MAIS PRAGMATISMO PELO FATO DE ESTAR MAIS PERTO DO VENCIMENTO DO PROTOCOLO DE KYOTO, ÚNICO TRATO VINCULANTE EM MATÉRIA DE AQUECIMENTO GLOBAL.
NÃO É NOVIDADE ALGUMA QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO CHEGUEM A UM "DENOMINADOR COMUM". OS INTERESSES SÃO DIVERSOS. CONTUDO UM TRONCO COMUM A TODOS EXISTE "A SOCIEDADE DE CONSUMO". SÓ TEREMOS ALGUM ÊXITO NAS DEMANDAS AMBIENTAIS, QUANDO MUDARMOS A NOSSA "ECOLOGIA CAPITALISTA". NÃO HAVERÁ GRANDES PRODUÇÕES INDUSTRIAIS SE NÃO HOUVER MASSA DE CONSUMO. TUDO O MAIS É BLA BLA BLA... COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA. É DE INTERESSE DE TODOS NÓS. LEMBREM-SE DO CONCEITO DE "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL". 08/01/11
0 comentários:
Postar um comentário