Novo presidente da Petrobras assume em meio à criação de nova CPI

Posted by João Luis

O novo presidente da Petrobras assume o comando da empresa no momento que foi criada mais uma CPI para investigar as denúncias de corrupção. O primeiro desafio de Aldemir Bendine é justamente calcular o tamanho do prejuízo causado pela corrupção na empresa.
A confusão na divulgação das contas da Petrobras, com prejuízos de R$ 88 bilhões, foi exatamente a gota d’água para a saída de Graça Foster da Petrobras.
Além de calcular o que foi desviado para a corrupção, o esforço de Bendine será para recuperar a credibilidade da empresa.
No Congresso, os partidos devem indicar essa semana os deputados que vão compor da nova CPI para investigar as denúncias de corrupção na empresa.
O novo presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, assume o cargo esta semana com a difícil missão de recuperar a credibilidade da empresa. São muitos os desafios.
O primeiro é encontrar uma maneira de calcular a perda que a empresa teve com o esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. No final de janeiro, a empresa divulgou o balanço do terceiro trimestre de 2014 sem incluir esse cálculo e sem o aval de uma auditoria externa.
A reação do mercado após a confirmação do nome de Aldemir Bendine para comandar a Petrobras não foi boa. As ações caíram quase 7%.  O governo acredita que a experiência bem sucedida de Bendine no comando do Banco do Brasil deve ajudar a reduzir as desconfianças.
O deputado petista Paulo Teixeira, que tem boa relação como o novo presidente da Petrobras, diz que Bendine vai atrair investidores para a maior empresa brasileira. “Neste momento a Petrobras precisa adotar algumas medidas importantes. A primeira delas é um novo modelo de governança. Mas também a Petrobras precisa equacionar o tema do seu financiamento, e o Bendine trouxe um grande financiamento para o Banco do Brasil. Ele, por ser do mercado financeiro, vai dar uma contribuição importante para a Petrobras equacionar o tema do financiamento do seu investimento”, afirma.
Além da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, Aldemir Bendine chega à Petrobras no momento em que os deputados iniciam uma nova investigação sobre as denúncias de corrupção na empresa. Esta semana os partidos começam a indicar os nomes que vão fazer parte da CPI.
A oposição já anunciou que quer investigar as novas acusações contra o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. No acordo de delação premiada, o ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco disse que Vaccari pode ter recebido, em nome do PT, até US$ 200 milhões desviados da estatal.
Para o senador Álvaro Dias, do PSDB, o novo presidente da Petrobras terá que provar que tem condições de agir com independência e montar uma equipe técnica para afastar a empresa do escândalo. “Depois do Carnaval as coisas acontecerão, provavelmente a instalação da CPI. A hora agora é de responsabilidade e de respeito ao povo brasileiro. A Petrobras tem que ser retirada das mãos dos que a assaltaram e recolocada nos trilhos da competência técnica para recuperar a credibilidade aqui e no exterior”, ressalta.
O Palácio do Planalto trabalha para melhorar a imagem da Petrobras no Brasil. Em uma rede social, a presidente Dilma Rousseff divulgou um vídeo sobre a Petrobras em que a palavra-chave é superação, vencer desafios.
Começar do zero......acreditar é preciso. Vamos sair do fundo do poço? Post e comente a temática.
11/02/15

0 comentários:

Postar um comentário