O Brasil e suas formas de interpretação

Posted by João Luis


O objetivo desta tese é compreender as tensões e metamorfoses existentes na análise social realizada por por alguns do principais autores brasileiros da virada do século XIX para o XX, procurando demonstrar que, indo além das ideologias racistas presentes em suas obras, eles tentavam compreender e explicar a sociedade e a cultura brasileiras, abrindo, assim, novos caminhos e horizontes para outros estudos. Neste sentido, serão analisadas as obras de Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna, tomando a perspectiva analítica de comparar como estes autores, clássicos e fundamentais para a compreensão do Brasil, conseguiram superar o racismo que aparecia inerente em suas obras, mostrando uma abordagem crítica em relação à sociedade brasileira e abordando aspectos culturais e sociais do Brasil, até então inéditos.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-24072009-150811/pt-br.php


Este trabalho tem por objetivo apresentar Nelson Werneck Sodré como um dos intérpretes do Brasil moderno, nos anos de 1958 a 1964). Para isso, analisa as três obras consideradas essenciais ao entendimento do autor (Introdução à Revolução Brasileira (1958), Formação Histórica do Brasil (1962) e História da Burguesia Brasileira) e debate a construção dos seus conceitos principiais, observando sua lógica interna, suas referências teóricas e sua relação com a realidade. Para isso, parte-se das noções de “geração”, “redes de sociabilidade” e “itinerário intelectual”, conforme sistematizadas por Jean François Sirinielli. Por geração, considera-se o conjunto de intelectuais, nominados intérpretes do Brasil moderno, que tem por referência e fato fundador o processo de urbanização e industrialização do Brasil. Por redes de sociabilidade, compreende-se as instituições determinantes em sua produção no período estudado, quais sejam o PCB e o ISEB. O itinerário intelectual é trabalhado pelo próprio desenvolvimento das obra dentro do processo vivido no Brasil e pelas referências feitas pelo autor em suas notas e citações. Desta análise conclui-se que o autor é parte do processo de construção do marxismo brasileiro, apresentando os limites das interpretações possíveis quando analisados os elementos teóricos disponíveis e a determinante relação com a conjuntura, que propugnava o nacionalismo e o desenvolvimentismo como uma ideologia de massas. Assim como reafirma-se a hipótese inicial de que Werneck Sodré figura como um dos principais intérpretes do Brasil moderno visto que tal categorização independe de seu “acerto” ou “erro”, mas conforma-se da relevância de sua tentativa de analisar o passado e o presente do Brasil.
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/28764

Outros links importantes:

http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=85
http://www.ppgsa.ifcs.ufrj.br/programas/interpretacoes-do-brasil-e-cultura-politica-o-publico-e-o-privado-na-sociedade-brasileira/
http://www.capitalsocialsul.com.br/capitalsocialsul/analisedeconjuntura/analisedeconjuntura
/SeisInterpretacoes.p.pg.pdf
Bom trabalho ! 26/04/14

1 comentários:

  1. ANDRAINO ADAMS

    Bons artigos, Você já ouviu falar do Sr. Benjamin, Email: lfdsloans@outlook.com --WhatsApp Contact: + 1-9893943740-- que trabalham com serviços de financiamento, me concedem um empréstimo de US $ 95.000,00 para iniciar o meu negócio e eu os pago anualmente há dois anos e ainda tenho dois anos restantes, embora goste de trabalhar com eles, porque eles são credores de empréstimos genuínos que podem lhe dar qualquer tipo de empréstimo.

Postar um comentário