Para Chávez, Irã e Venezuela vão contra 'loucura imperialista'

Posted by João Luis


Venezuela e Irã continuarão trabalhando juntos para "frear a loucura imperialista", disse nesta segunda-feira o presidente Hugo Chávez, ao receber em Caracas seu "irmão", Mahmud Ahmadinejad, que iniciou um giro por quatro países da região, hostis a Washington.

"Há vontade de que nossos governos continuem a trabalhar juntos (...) para frear a loucura imperialista que agora se desatou como nunca antes em muito tempo e com um poder terrível, ameaçador", advertiu Chávez no pátio do Palácio Miraflores, sede da presidência, onde o chefe de Estado iraniano foi recebido com honras militares.

"Hoje o povo venezuelano e o iraniano estão em um caminho de luta contra toda a avareza e a arrogância do imperialismo", disse Ahmadinejad durante o ato, transmitido por rede de rádio e televisão.

Chávez e Ahmadinejad, que fortaleceram uma aliança nos últimos anos, marcada por uma hostilidade comum com relação a Washington, se cumprimentaram como "irmãos", antes de uma reunião na qual revisarão acordos bilaterais.

O presidente iraniano chegou na noite de domingo (08) à Venezuela, na primeira escala de um giro regional, que também o levará nos próximos quatro dias a Nicarágua, Cuba e Equador.

"Estamos verdadeiramente felizes hoje, dando as boas vindas a um verdadeiro irmão desta casa, desta pátria, deste povo. Abrimos o nosso coração, o nosso espírito fraterno para lhe dar as boas vindas", afirmou Chávez.

PETRÓLEO

Venezuela e Irã, ambos membros da Opep (Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo), mantêm acordos econômicos que beiram os US$ 5 bilhões e convênios para estabelecer em terras venezuelanas fábricas de cimento, satélites, alimentos, tratores e bicicletas, essencialmente.

O giro de Ahmadinejad, que viaja acompanhado de seu chanceler e ministros de Economia, Comércio e Energia, ocorre em clima de tensão crescente entre Teerã e o ocidente, devido ao controverso programa nuclear iraniano.

Nesta segunda-feira (09), a República Islâmica anunciou ter realizado atividades de enriquecimento de urânio em uma nova usina a sudoeste de Teerã, o que representa uma "nova escalada" na controvérsia, avaliou Washington.

O enriquecimento de urânio foi feito sob a supervisão da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), organismo que confirmou posteriormente esta informação.

Amizade "bomba" entre duas nações contrárias ao imperialismo dos Estados Unidos. Visitas dessa natureza podem trazer desdobramentos diversos. A América Latina estava calma a algum tempo. A presença do Irã pode alterar de forma rápida tal condição? Post e comente a respeito da temática! 10/01/12

0 comentários:

Postar um comentário