POLÍTICA DO MEDO PERPETUA TRAUMA DO 11 DE SETEMBRO

Posted by João Luis


Confusão, ansiedade e uma certa fadiga são os resultados principais de dez anos de políticas que cultivaram o medo, uma das consequências mais visíveis dos atentados de 11 de Setembro na sociedade americana.

Visto como maior preocupação de quase metade dos americanos após os atentados, em 2001, o risco de um ataque terrorista não é prioridade hoje nem para 1% deles, indicam pesquisas.

Mas, embora o movimento seja natural, dado o distanciamento histórico e a ascensão de problemas mais urgentes como a crise econômica, ele abriu cicatrizes resistentes: 36% temem ser vítimas de um futuro ataque.

Para especialistas, esse clima de medo constante, mesmo subjacente, pode ser lido como trunfo do terrorismo.

"Os americanos se tornaram mais passivos por conta de promessas irrealistas do governo", disse à Folha Brian Michael Jensen, historiador e veterano do Vietnã, que serviu no governo Bill Clinton (1993-2001) e que hoje atua na consultoria de segurança Rand. "Tentamos abolir o risco de nossa sociedade por completo", diz o especialista, que costuma ser consultado pelo Congresso americano. "Isso é impossível." (folha on line 06/09/11)

Passados 10 anos do ataque terrorista aos Estado Unidos, o mundo mudou bastante. O terrorismo mostrou sua capacidade de atacar com sucesso uma grande potência, as defesas vigentes se mostraram inoperantes, ante a guerra ao terror, a sociedade ocidental viu na prática a chamada "Guerra Santa" em pleno mundo capitalista norte americano. Teremos novos ataques? instalada uma novíssima ordem mundial? Post e comente a respeito da temática! 06/09/11

0 comentários:

Postar um comentário