ANGRA 3 VAI CUSTAR R$ 10 BILHÕES E FICARÁ PRONTA EM 2015

Posted by João Luis


CASO NÃO OCORRA NENHUM IMPREVISTO PELO CAMINHO, A USINA DE ANGRA 3 DEVE FICAR PRONTA EM 2015, TRÊS DÉCADAS APÓS O INÍCIO DE SUA CONSTRUÇÃO. AS OBRAS DEVEM CUSTAR R$ 10 BILHÕES, SEGUNDO A ÚLTIMA REVISÃO ORÇAMENTÁRIA FEITA PELA ELETROSUL EM JUNHO DE 2010.
DE ACORDO COM A ELETROSUL 70% DOS GASTOS SERÃO EFETUADOS NO PAÍS. O RESTANTE SERIA JUSTAMENTE A QUANTIA PENDENTE DO FINANCIAMENTO INDIRETO DO GOVERNO ALEMÃO, POR MEIO DE SUBSÍDIOS À EMPRESA QUE FORNECERÁ OS EQUIPAMENTOS À USINA, A FRANCESA AREVA, QUE PRODUZIRÁ AS PEÇAS NA ALEMANHA.
SEGUNDO A ELETRONUCLEAR, O COMPLEXO DE ANGRA É HOJE RESPONSÁVEL POR 3% DO FORNECIMENTO DE ENERGIA DO PAÍS. NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, AS CENTRAIS NUCLEARES DE ANGRA DOS REIS RESPONDEM POR 50% DA ENERGIA CONSUMIDA NO ESTADO. O CONSELHO NACIONAL DE POLÍTICA ENERGÉTICA AUTORIZOU A RETOMADA DE ANGRA 3 EM 2007, SEIS ANOS APÓS O INÍCIO DAS OPERAÇÕES DE ANGRA 2. EM 2008, O IBAMA CONCEDEU LICENÇA PRÉVIA AMBIENTAL À NOVA USINA QUE AINDA NÃO POSSUI UMA LICENÇA PERMANENTE.
A NOVA POLÍTICA ENERGÉTICA DO BRASIL PREVÊ A UTILIZAÇÃO DE FONTES LIMPAS DE ENERGIA E NA SUA MAIORIA RENOVÁVEIS. O CASO DE ANGRA DOS REIS É MUITO COMPLEXO. UM PROJETO INICIADO DURANTE A CRISE DO PETRÓLEO DE 1973 E SUSTADO POR FALTA DE CAPITAL E EQUIPAMENTOS OBSOLETOS. AGORA O DISCURSO VOLTA COM FORÇA. SERIA UMA SOLUÇÃO PARA DIMINUIR A DEPENDÊNCIA DA HIDRELETRICIDADE? RISCO DESNECESSÁRIO? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 12/07/11

0 comentários:

Postar um comentário