UE autoriza negociações sobre período de transição do Brexit

Posted by João Luis


Resultado de imagem para brexit
Os 27 países remanescentes na União Europeia autorizaram nesta segunda-feira (29) o início das negociações sobre o "período de transição" com o Reino Unido após o Brexit.
A votação foi realizada no Conselho de Assuntos Gerais do bloco e durou apenas dois minutos. A fase de transição começará à meia-noite de 30 de março de 2019, no dia seguinte ao prazo definido para a saída britânica da UE, e durará até 31 de dezembro de 2020.
Segundo um porta-voz da primeira-ministra Theresa May, todas as cláusulas referentes ao pós-Brexit ainda precisam ser negociadas. "É natural que existam algumas diferenças", disse.
As tratativas começarão em 29 de março de 2018, exato um ano antes do rompimento.
A primeira fase das negociações entre Londres e Bruxelas foi concluída em dezembro passado, quando os dois lados chegaram a um acordo sobre os três principais nós do Brexit: os direitos dos europeus que vivem no Reino Unido e vice-versa, as fronteiras da Irlanda, que pertence ao bloco, com Irlanda do Norte, e a conta do "divórcio", que totaliza 60 bilhões de libras esterlinas.
O período de transição prevê que as regras europeias continuem em vigor no Reino Unido, mas que o país não participe mais do processo decisório nas instituições da UE. 
As tratativas para a oficialização da saída definitiva do Brexit estão avançadas. Quais os ganhos e perdas da Inglaterra com o final do processo? Como ficam os "estrangeiros" que residem nas ilhas britânicas? Comente a temática. Bom trabalho!
29/01/18

0 comentários:

Postar um comentário