Sobe para 654 o número de mortos por terremoto no Equador

Posted by João Luis

Tragédia tem 58 desaparecidos e quase 12.500 feridos.
Desde o terremoto, outros 700 tremores secundários ocorreram.

 

Placa Sul Americana x Nazca

 

O número de mortos pelo terremoto de 7,8 graus que atingiu a costa norte do Equador há uma semana subiu para 654, informou o governo. Há outras 58 pessoas desaparecidas, segundo dados oficiais.
A tragédia, a pior em quase 70 anos, deixou quase 12.500 feridos, 26 mil desabrigados e bilhões de dólares em perdas que irá afetar a economia do menor país da Opep, já em dificuldades. O número de pessoas resgatadas era de 113 até este domingo.
"Têm sido dias tristes para o país. O país está em crise", disse na véspera o presidente mostrando uma foto com números atualizados durante sua habitual falara para rádio e televisão. "Neste momento de crise precisamos muito calma, dedicação, sacrifício, mas com grande eficiência e eficácia."
Desde que o terremoto de magnitude 7,8 atingiu a costa do Equador no sábado passado, mais de 700 tremores secundários ocorreram, forçando as pessoas a abandonar suas casas ou dormir ao ar livre com medo de que suas casas caiam.
Segundo Correa, o país precisa de até 3 bilhões de dólares para a reconstrução das áreas devastadas, por isso ele propôs um aumento temporários de impostos, a venda de ativos não prioritários e a emissão de títulos no mercado internacional.
O aumento de impostos não vai afetar os moradores das áreas destruídas e terá de ser aprovado pela Assembleia Nacional, na qual Correa tem maioria, no prazo máximo de um mês.
No sábado, bancos privados anunciaram a reestruturação de dívidas dos seus clientes nas áreas adjacentes ao terremoto.
Embora o presidente tenha dito que os resgates vão continuar por até mais duas semanas, o ministro do Interior, José Serrano, disse na véspera que nas últimas 48 horas de busca não foram encontrado mais sobreviventes.
As atividades sísmicas devem ser monitoradas pelos centros geológicos mundiais para a diminuição do grau de devastação de áreas mais densamente povoadas. O instituto geológico da Califórnia nos USA monitora toda a áreas do circulo do fogo do pacifico. É provável que o padrão das construções locais não estivessem preparados para tal sismicidade, tal qual como ocorreu no Haiti em 2010. Post e comente a temática! 26/04/16.

0 comentários:

Postar um comentário