Iraque teme que EI tenha roubado material radioativo

Posted by João Luis

 

As autoridades do Iraque tentam localizar uma porção de 10 gramas de material radioativo roubado em novembro de 2015 e que pode ter ido parar nas mãos do grupo extremista Estado Islâmico (EI, ex-Isis). O material estava armazenado em uma caixa de proteção do tamanho de um laptop, em um depósito em Basra, no sul do Iraque, que pertence à companhia norte-americana Weatherford (WFT.N). As substâncias usam raios gama para testar fissuras em materiais de gasodutos e oleodutos, processo que leva o nome de radiografia. O conteúdo químico, oficialmente denominado Ir-192, pertence à companhia SGS, que tem sede em Istambul. 
O material é classificado na categoria 2 pela Agência Internacional de Energia Atômica, o que indica que pode causar danos permanentes, ou até a morte, a quem ficar exposto às substâncias. O Estado Islâmico, que tenta formar um califado, atua principalmente em zonas da Síria e do Iraque e utiliza métodos violentos, como sequestros, decapitações e mutilações, para promover a sharia.
Os capítulos do terror aparecem com formatos cada vez mais violentos e colocando em cheque os Direitos Humanos. Até onde o terrorismo vai ser a  arma mais letal do atual século? E a ONU como fica? Post e comente a situação retratada. 18/02/2016

3 comentários:

  1. Mari

    Existem até mesmo alguns vídeos dos tais métodos violentos. São realmente aterrorizantes o que fazem até mesmo ás crianças. Isso tudo ao nome de "Deus". Ainda tento entender o que passa pela cabeça de alguém que aceita e realiza as práticas. Como estão crescendo, me é inimaginável quando vão parar, porém que por algum milagre, ainda que não divino, apenas espero que seja o mais rápido possível. Quanto a ONU "vemos o quanto ela faz", logo prevejo assim continuando com seu "belo trabalho".

  1. Mari
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. João Luis

    Mari, vejo que você é uma otimista em relação as questões das relações humanas, mesmo com ações violentas como as do EI. Eu particularmente entendo que a resolução de tal fato tá longe de ser equacionda. Entre outras motivações, a omissão da ONU é para mim a mais contundente para a permanência do atual estado de caos. Enquanto o CS Permanente da ONU for o mesmo da Guerra Fria não vejo chances de reais mudanças. Valeu Mari pelo seu comentário. Continue postando.

Postar um comentário