Vaticano assina acordo histórico com o estado da Palestina

Posted by João Luis

O Vaticano e o Estado da Palestina assinaram nesta sexta-feira  acordo histórico sobre os direitos da Igreja Católica nos territórios palestinos, anunciou em comunicado o Vaticano. O acordo foi assinado no Palácio Pontifical pelo secretário para as Relações com os Estados, arcebispo Paul Richard Gallagher, e pelo ministro palestino das Relações Exteriores, Riyad al-Maliki. A negociação do acordo foi feita por uma comissão bilateral e durou 15 anos.
Embora o Vaticano se refira ao "Estado da Palestina" desde o início de 2013, os palestinos consideram que a assinatura do acordo equivale a um reconhecimento de fato de seu Estado, o que irrita Israel.
O documento exprime o apoio do Vaticano à solução do conflito entre israelenses e palestinos pela fórmula de dois Estados, segundo Antoine Camilleri, chefe da delegação do Vaticano. Para a Organização de Libertação da Palestina, o acordo faz do Vaticano o 136º Estado a reconhecer o Estado da Palestina.
Para Israel, este acordo “não contribui para o avanço do processo de paz e afasta a direçãopalestiniana da mesa das negociações bilaterais.”
O Vaticano tem relações diplomáticas com Israel desde 1993 e negocia desde 1999 um acordo sobre os direitos jurídicos e patrimoniais da Igreja Católica no país.
Finalmente um passo pra frente da igreja católica em relação ao conflito que se arrasta desde a metade do século XX no Oriente Médio. Reconhecer o Estado da Palestina é sinalizar para um entendimento de natureza histórica. Post e comente a temática! 27/06/15

0 comentários:

Postar um comentário