Casa Branca é palco de protesto contra Guantánamo

Posted by João Luis

Cerca de 50 representantes de ONGs de direitos humanos protestaram hoje, dia 23, em frente à Casa Branca pedindo que o presidente Barack Obama cumpra sua promessa de fechar a prisão de Guantánamo.    
Os manifestantes, vestidos com macacões laranja, como os prisioneiros da base militar, e com um capuz preto na cabeça, pediam ainda o fim das detenções sem julgamento.      
O mandatário promete o fechamento de Guantánamo desde 2008, quando fazia campanha eleitoral para seu primeiro mandato.    
Nos Estados Unidos, um juiz federal deu permissão ao Pentágono para "alimentar a força" um detento sírio que tem feito greve de fome em Guantánamo. A decisão estabelece que a alimentação forçada só pode acontecer em caso de perigo para a vida, mesmo se o prisioneiro reclamar de dor por conta do procedimento.    
Abu Wa'el Dhiab está preso há 12 anos sem ter passado por um julgamento. 
Promessa feita e não realizada por Obama. Post e comente a temática! 24/05/14.

2 comentários:

  1. Mari

    Como é que uma pessoa fica presa por 12 ANOS sem julgamento? Isso é totalmente anticonstitucional! Fere completamente os direitos humanos! Deve existir alguma lei internacional - ou nacional - que proíba esse tipo de coisa…

  1. João Luis

    Estados Unidos acima do bem e do mal. Qualquer outro país teria sido chamado atenção pela ONU. Você fez a observação certa. Pode? VALEU PELO COMENTÁRIO!

Postar um comentário