Coreia do Norte confirma ter realizado seu terceiro teste nuclear

Posted by João Luis


A Coreia do Norte informou nesta terça-feira que realizou "com sucesso" o seu anunciado terceiro teste nuclear, depois dos produzidos em 2006 e 2009, segundo a agência estatal KCNA.
Pouco tempo antes, o governo sul-coreano também confirmara o teste após detectar um terremoto de pouco mais de magnitude 5 no condado de Kilju, que abriga a base de Punggye-ri, na qual teria ocorrido a detonação.
A Coreia do Norte destacou que o teste nuclear de hoje teve "maior nível" que os anteriores, em 2006 e 2009, e informou que conseguiu reduzir o tamanho e o peso da bomba, em uma mostra que o país avançou em seu objetivo de dotar seus mísseis balísticos de capacidade atômica.
O regime de Kim Jong-un qualificou sua ação como uma "medida prática" para fazer frente às "hostilidades" dos Estados Unidos, país que há alguns dias o líder norte-coreano chamou de "inimigo jurado".
A agência estatal do regime confirmou que os resultados das medições do teste nuclear cumprem com as previsões e que "não teve impacto algum sobre o meio ambiente da região".
Em janeiro, a Coreia do Norte ameaçara realizar um teste nuclear como resposta à resolução tomada pelo Conselho de Segurança da ONU, que ampliou as sanções ao país comunista como castigo pelo recente lançamento de um foguete de longo alcance.
A Coreia do Sul, atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, convocou uma reunião de urgência após o teste nuclear norte-coreano. De acordo com a emissora CNN, o encontro contecerá na sede do organismo, em Nova York, às 9h locais (12h de Brasília).
E a ameaça nuclear continua. Post e comente a temática! 13/02/13

0 comentários:

Postar um comentário