DIVISÃO DO SUDÃO AFETA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE AMBOS OS LADOS

Posted by João Luis




UMA REGIÃO DEPENDENTE ECONOMICAMENTE DA OUTRA: O SUL (CRISTÃO) TEM AS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO, ENQUANTO O NORTE (MUÇULMANOS) CONCENTRA REFINARIAS, GASODUTOS E PORTOS. UMA GUERRA PODE COMEÇAR, CASO NÃO HAJA ACORDO SOBRE DIVISÃO DE RIQUEZAS.


A SEPARAÇÃO DO SUL DO SUDÃO TRARÁ AMPLAS CONSEQUÊNCIAS PARA O FUTURO DA ECONOMIA DE TODO O SUDÃO. AFINAL, O NORTE E SUL NÃO SÃO INDEPENDENTES ECONOMICAMENTE. A MAIOR RESERVA DE PETRÓLEO ESTÁ NO SUL, POR OUTRO LADO, É O NORTE QUE ABRIGA AS REFINARIAS, O GASODUTO E O PORTO PARA ESCOAR O PRODUTO.


COM A INDEPENDÊNCIA DO SUL, QUE ABRIGA EM SEU SOLO 70% DO PETRÓLEO, O NORTE TEME PERDE A RECEITA PROVENIENTE DA EXPLORAÇÃO DA MATÉRIA-PRIMA. ESSE DINHEIRO REPRESENTA ATUALMENTE A METADE DO ORÇAMENTO DO SUDÃO E ATÉ 90% DA ENTRADA DE DIVISAS ESTRANGEIRAS ATRAVÉS DA EXPORTAÇÃO.


POR ENQUANTO, AINDA VIGORA O ACORDO DE PAZ ASSINADO ENTRE O NORTE E O SUL NO FIM DA GUERRA CIVIL. O ACORDO ESTIPULA QUE CADA UMA DAS REGIÕES TEM DIREITO À METADE DOS GANHOS PROVENIENTES DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO.


PARA ABDA AL MAHDI, DIRETORA DA EMPRESA DE CONSULTORIA UNICONS, EM CARTUM, E EX-MINISTRA SUDANESA DAS FINANÇAS, AMBOS OS LADOS CONTINUAM INTERESSADOS NUMA DIVISÃO AMIGÁVEL DAS RECEITAS O NORTE PRECISA DO PETRÓLEO, E O SUL DA INFRAESTRUTURA. A CONSTRUÇÃO DE UM GASODUTO ALTERNATIVO PASSANDO PELO QUÊNIA SAIRIA MUITO CARO PARA O SUL , E LEVARIA PELO MENOS TRÊS ANOS ATÉ SER CONCLUÍDO.


POR ESSES MOTIVOS, AL MAHDI DEFENDE QUE " UM TRATADO DE DIVISÃO DOS RENDIMENTOS DEPOIS DA SEPARAÇÃO É IMPRESCÍNDIVEL. E, CASO ISSO NÃO SEJA POSSÍVEL, SERIA UMA ALTERNATIVA RUIM, POIS PODERIA LEVAR A UMA GUERRA".


PERDA PARA O NORTE


APESAR DAS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE SUDANÊS, OMAR AL BASIR, AINDA É INCERTO SE A SEPARAÇÃO ENTRE O NORTE E SUL OCORRERÁ DE FORMA PACÍFICA. SOMENTE NO FIM DE 2005 CHEGOU AO FIM UMA GUERRA CIVIL QUE DUROU 20 ANOS E DEIXOU APROXIMADAMENTE DOIS MILHÕES DE MORTOS.


NO ENTANTO, UMA SEPARAÇÃO PACÍFICA TAMBÉM É VISTA DE FORMA NEGATIVA NO NORTE. ADEL ABDELAZIZ, ESPECIALISTA DO CENTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS AFRICANOS, EM CARTUM, ACREDITA QUE, SOB UMA PERSPECTIVA ECONÔMICA, A SEPARAÇÃO TRAZ CERTAMENTE DESVANTAGENS, PORQUE "UM QUARTO DA ÁREA DO SUDÃO É SEPARADA, JUNTAMENTE COM SEUS RECURSOS NATURAIS, OS JÁ DESCOBERTOS E OS AINDA DESCONHECIDOS. ISSO SIGNIFICA TAMBÉM UMA REDUÇÃO DA POPULAÇÃO EM CERCA DE 25%, O QUE REPRESENTA UM IMPORTANTE POTENCIAL DE FORÇA DE TRABALHO".


O MUNDO ÁRABE DE UMA FORMA GERAL VEM BUSCANDO SUA IDENTIDADE ENQUANTO NAÇÃO, SEM PERMITIR AÇÕES DE AGLUTINAÇÕES DE NAÇÕES EM UM ÚNICO TERRITÓRIO. ESSA "GRITA" É UM RESULTADO DE ANOS DE FORMAÇÕES DE FRONTEIRAS ARTIFICIAIS (NEOCOLONIALISMO), E A "BRIGA " PELAS MAIORES RESERVAS DE PETRÓLEO . SERÁ QUE A SEPARAÇÃO SERÁ UM RECOMEÇO? O INÍCIO DE MAIS UM CAPÍTULO DA GUERRA PELO PODER DO PETRÓLEO? SER MUÇULMANO OU CRISTÃO NESSE CASO FAZ DIFERENÇA? ESTAMOS VENDO A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ORDEM MUNDIAL? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 22/02/11


2 comentários:

  1. Naiana

    Ao ler o post acima me pareceu que a separação não estaria "muito definida". Ando pesquisado em vários sites, e pelo que eu entendi, no dia 07 de fevereiro, a Comissão Eleitoral do Sudão divulgou os resultados do referendo realizado no dia 9 de janeiro, quase 99% dos votos foram a favor da separação do país. Segundo as fontes as quais pesquisei, a votação estava prevista no acordo que encerrou com a guerra civil em 2005. Ao meu ver, a decisão já foi tomada, só não sabemos como será o futuro, se será um recomeço como afirmou o jornalista da Folha de São Paulo (como o marco de início do séc. XXI), e que pode inspirar outras nações e povos a fazerem o mesmo, ou apenas um "pontapé" para mais guerras na disputa para com o monopólio econômico - petróleo.

  1. João Luis

    É ISSO AÍ NAIANA! CONTINUE PESQUISANDO E COM CERTEZA IRÁ CONSEGUIR O SEU OBJETIVO. BJOS!

Postar um comentário