Premiê chinês adverte para dificuldades do mercado de trabalho

Posted by João Luis

Pelo segundo dia consecutivo, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao fez advertências sobre as dificuldades futuras de uma das maiores economias mundiais, desta vez mirando no mercado de trabalho local.
"A situação atual e futura do emprego na China vai se tornar mais complexa e grave. Nós devemos nos esforçar mais", disse o premiê, em um comunicado reproduzido pela agência Xinhua.
Ontem, o líder chinês advertiu que "a recuperação econômica não é estável e as dificuldades podem continuar ainda durante um tempo", durante visita à província de Sichuan (sudoeste do país).
Durante a conferência nacional sobre emprego, sediada em Pequim, Wen reforçou que os governos em todos os níveis devem desenvolver políticas com prioridade para a criação de postos de trabalho.

O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao advertiu para a situação "complexa e grave" do mercado de trabalho
O primeiro-ministro chinês Wen Jiabao advertiu para a situação "complexa e grave" do mercado de trabalho
Ele, que deixa o cargo em 2013, também salientou que o país deve aproveitar as oportunidades surgidas na transição do modelo econômico baseado nas exportações para um modelo em que ganha importância o consumo doméstico.
O mandatário chinês lembrou que a economia chinesa criou 98 milhões de postos de trabalho nas áreas entre 2003 e 2011. A taxa de desemprego está abaixo de 10% (o número não inclui o nível de desocupação nas áreas rurais).
O primeiro-ministro chinês também fez promessas no sentido de ajudar pequenas empresas, estimular melhorias educacionais e reforçar o treinamento de trabalhadores rurais, de acordo com o comunicado reproduzido pela Xinhua.
Analistas do setor privado esperam que Pequim lance uma nova rodada de medidas para estimular a economia, principalmente depois dos "frustrantes" indicadores recentes (em termos da China).
O país teve um crescimento de 7,6% no segundo trimestre, a menor taxa em três anos. 
A China cresceu parcos 7,6%. Imagine o resto do mundo? Post e comente a atual conjuntura da economia mundial e as perspectivas para o futuro próximo. Principalmente dos BRICS. 17/07/12. 

2 comentários:

  1. Unknown

    A China vem crescendo a uma taxa média de 10% ao ano durante quase uma década e agora que começa a estabilizar com "meros" 7% já começa a falar em crise...
    Acredito que uma desaceleração da economia mundial seja normal em um ciclo longo de altas, pois todo crescimento hiper acelerado tende a tornar-se insustentável após um período.

  1. Unknown

    Foi Alexandre Actis quem postou!

Postar um comentário