Lugo apresenta novo recurso para impugnar impeachment

Posted by João Luis

O ex-presidente paraguaio Fernando Lugo apresentou um novo recurso de inconstitucionalidade para obter a declaração de nulidade do "julgamento político" que levou a sua destituição, informou nesta quinta-feira um de seus advogados.
"É uma ação que critica como inconstitucional a decisão do Senado que destituiu o presidente da República", disse à Agência Efe Adolfo Ferreiro, um dos advogados do ex-líder.
Ferreiro denunciou que no julgamento de Lugo aconteceu uma "grave violação das garantias constitucionais" e que o processo careceu de "regras do processo adequado e da defesa".
A nova ação foi apresentada ao Tribunal Constitucional da Suprema Corte, que hoje mesmo deve se reunir para analisar o assunto, como anunciou o presidente da Suprema Corte, Víctor Núñez, em entrevista à rádio "Primeiro de Março".
O advogado ressaltou que tentarão recorrer rapidamente, dada a relevância do assunto.
"O que estamos criticando são as deficiências formais do processo", resumiu Ferreiro, que apresentou o recurso ontem com outros advogados de Lugo.

Norberto Duarte - 2.jul.2012/France Presse
Manifestantes protestam contra destituição de Lugo, nas proximidades de TV estatal em Assunção, no último dia 2
Manifestantes protestam contra destituição de Lugo, nas proximidades de TV estatal em Assunção, no último dia 2
PRIMEIRA RECUSA
No dia 25 de junho, o Tribunal Constitucional já havia recusado o primeiro recurso de Lugo contra o regulamento do Legislativo que fixou os horários das sessões do "julgamento político", concluído em apenas um dia.
Devido ao processo, o réu foi destituído do cargo em 22 de junho ao ser declarado culpado por "mau desempenho" de suas funções e, poucas horas depois, foi substituído por seu então vice-presidente, Federico Franco. 
Já pensou se a moda pega. Aqui no Brasil teria impeachment de governador a presidenta. Post e  comente a respeito da temática! 05/07/12

0 comentários:

Postar um comentário