2015 foi o ano mais quente da história

Posted by João Luis

 
A média da temperatura global em 2015 foi a mais alta já registrada desde o início da medição das temperaturas na superfície da Terra, em 1880. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (20/1) pela Nasa e confirmada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que chegaram a essa conclusão em estudos independentes.
A temperatura média global no ano passado superou o recorde anterior, de 2014, em 0,13 °C. A Nasa informou que o recorde de 2015 acompanha a tendência de aquecimento observada nos últimos anos. Segundo a agência espacial, de 2001 para cá, ocorreram 15 dos 16 anos mais quentes já registrados na história.
A temperatura média do planeta subiu 1°C desde o final do século 19, aumento atribuído em grande medida às emissões de dióxido de carbono e outros gases resultantes da atividade humana na atmosfera.
Segundo a agência espacial, fenômenos como El Niño, com forte efeito no aquecimento das águas do Oceano Pacífico, ao longo do ano passado, podem contribuir com variações temporárias da temperatura média global.
No entanto, o especialista Gavin Schmidt, que dirigiu a análise da Nasa, diz que 2015 foi um ano notável mesmo no contexto do El Nino. “As temperaturas do ano passado tiveram, sim, influência de El Niño, mas é o efeito cumulativo da tendência de longo prazo que resultou no registro de aquecimento que estamos vendo”, afirma Schmidt, em declaração publicada no site da Nasa.
As análises da Nasa têm por base medições feitas em 6.300 estações meteorológicas, navios e boias de temperatura nos oceanos, além de estações de pesquisa da Antartida. As medições brutas são analisadas com o uso de um algoritmo que leva em conta a distância entre as estações em todo o mundo e os efeitos do aquecimento urbano, que poderiam distorcer os resultados.
Os cientistas da NOAA baseiam-se nos mesmos dados brutos de temperatura, mas usam métodos diferentes para analisar as temperaturas globais.
O aquecimento global é um tema recorrente e cada vez mais uma preocupação da sociedade global. A vida capitalista não comporta mais um equilíbrio entre tempos tão distintos.  O da sociedade (rápido) x da natureza (lento). A velocidade da produção e do descarte não legitima uma sociedade globalmente sustentável. Até onde vamos com conferências de meio ambiente  como se fossem reuniões de condomínio? A urgência não é de uma comunidade local, e sim planetária. Post e comente a respeito da temática mais presente nos processos seletivos dos vestibulares!  26/02/16

3 comentários:

  1. Mari
    Este comentário foi removido pelo autor.
  1. Mari

    Sabemos na prática que o imediatismo é um dos principais maus da atualidade. Podemos ver isto até mesmo na política com suas medidas desesperadas que não resolvem nada em curto prazo em vez de apoiar aquelas que realmente fazer alguma mudança, ainda que levem tempo. E mais uma vez, em minha opinião, não sai isento. Vendo cada vez mais as consequências destes desejos desenfreados, me pergunto quando vão dar o tempo para a Terra "respirar". Se eu pudesse exemplificar, diria que nosso planeta já está sufocando, passando por uma crise, onde a agonia em tentar puxar o ar e não conseguir, fossem as tais consequências. Para mim a parte mais triste disto tudo é exatamente este descaso diante de nossos governantes. Não é algo como uma doença que atinge um determinado local. A coisa é mundial, comum a todos os lugares, porém parece que ninguém consegue perceber a escala de importância. Sei que não falamos em bolsas, mas este caso também tem incrível valor, um que certa hora nem mesmo dinheiro poderá consertar.

  1. João Luis

    Belo post Mari!

Postar um comentário