A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, disse neste sábado, durante a abertura do ano legislativo argentino, que o Brasil é o país “mais protecionista do mundo, segundo a OMC [Organização Mundial do Comércio]”, de acordo com informações publicadas pelo jornal Clarín.
Em seu discurso, Cristina afirmou que a economia argentina “passou por um crescimento virtuoso”.
Em relação à inflação, voltou a dizer que não há justificativa para aumento dos preços, criticando o setor privado. “Os monopólios saqueiam os bolsos das pessoas”, disse. “Que os empresários valorizem o enorme esforço que estamos fazendo”, completou.
Senhora Kirchner é muito engraçada. O protecionismo existe quando o seu país não é beneficiado em trocas comercias. A política Argentina no campo das relações comerciais a muito tempo restringe a possibilidade de comércio com o exterior. Grande parte dos empresários argentinos não aprovam tal política. Para a presidenta é necessário primeiro abastecer o mercado interno. Parece lógico se o mundo não fosse globalizado. Onde estão os melhores preço? As melhores condições de vendas? Quem produz quer resultados. Post e comente a temática! 02/03/14.
2 comentários:
Provavelmente a reunião de Guido Mantega com Axel Kicillof não foi favorável para a Argentina para que Cristina Kirchner falasse isso, né professor? Na sua opnião, qual país de fato seria o mais protecionista?
Ambos. A reclamação é epenas uma condição de oportunidade. Protecionismo pode, depende quem. Mundo globalizado?!
Postar um comentário