A Turquia inaugura nesta terça-feira (29) o primeiro empreendimento ferroviário subaquático do mundo a ligar dois continentes. O Marmaray, um túnel de 14 km e com uma parte submersa de 1.400 m, conectará Ásia e Europa sob o Estreito de Bósforo, principal metrópole turca.
"O projeto une os continentes da histórica Rota da Seda", disse o Ministro dos Transportes Binali Yildrim antes da abertura, que coincide com o 90º aniversário da república.
O empreendimento, batizado de "a obra do século", permite ao primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan realizar um projeto imaginado por sultões otomanos há mais de 150 anos. "É o sonho de vários séculos que se torna realidade", declarou Erdogan em agosto, durante a realização dos primeiros testes no túnel sob o mar de Mármara.
Na cerimônia de inauguração, o primeiro-ministro turco será acompanhado pelo primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, diretor financeiro do projeto, que custará ao todo € 3 bilhões.
HISTÓRIA
A ideia de construir um túnel sob o Estreito de Bósforo foi citada pela primeira vez em 1860 por um sultão otomano, Abdulmedjid. No entanto, por motivos técnicos e falta de financiamento, até agora não havia se materializado. Na década de 1990, o projeto voltou a ser cogitado devido a explosão demográfica em Istambul, cuja população dobrou desde 1998 e já ultrapassa 15 milhões.
Com o apoio financeiro do Banco do Japão para Cooperação Internacional (735 milhões de euros) e do Banco Europeu de Investimento (BEI) a construção do túnel começou em 2004, graças a uma parceria entre o Japão e a Turquia. A obra, que durou quatro anos, foi suspensa por um longo tempo com a descoberta de uma série de tesouros arqueológicos.
O túnel, um duplo tubo submerso mais de 50 metros abaixo do leito do Bósforo, foi desenhado para resistir a terremotos de até 9 graus, já que a região registra uma forte atividade sísmica.
As autoridades esperam que o projeto, que será conectado a 75 km de novos trilhos ferroviários, alivie o congestionamento das duas pontes que mais de 2 milhões de pessoas cruzam todos os dias.
MEGAPROJETOS
O Marmaray faz parte dos megaprojetos de Erdogan, uma série de obras que visam transformar a cara da Turquia. Além do túnel, o futuro terceiro aeroporto da cidade, o canal de 45 km paralelo ao Bósforo e a terceira ponte no estreito fazem parte desse programa do primeiro-ministro.
Todos projetos denunciados como provas do autoritarismo do governo islamoconservador e sua inclinação mercantilista durante os protestos de junho.
"O trecho em serviço é muito limitado. Tudo foi adiado para mais tarde", lamentou Tayfun Kahraman, presidente da Câmara de Urbanistas de Istambul. Ainda levará vários anos para que o túnel seja totalmente concluído e opere a 100% de sua capacidade, mas há dias anúncios de TV elogiam a obra e a tratam como sonho realizado.
Os críticos acusam o primeiro-ministro de ter precipitado a inauguração para apresentá-lo como uma conquista nas eleições municipais previstas para março de 2014. A Câmara de Engenheiros e Arquitetos (TMMOB) também aconselhou os turcos a não usar esta rota "por razões de segurança", algo refutado pelo prefeito de Istambul, Kadir Topbas, que jura que Marmaray é seguro.
Post e comente a temática! 29/10/13.
0 comentários:
Postar um comentário