Revolução Cubana continuará "jovem", enquanto transferir poder às novas gerações

Posted by João Luis




Ao comemorar os 60 anos da tomada do quartel-general de Moncada, em Santiago de Cuba, ação liderada por Fidel Castro, que marcou o início da revolução cubana, o presidente Raul Castro disse que a revolução continuará jovem e que segue em “marcha” o processo que passará o poder a outra geração. “Esta revolução continuará sendo a revolução socialista dos humildes, pelos humildes e para os humildes”, disse ao participar de um ato comemorativo em Santiago de Cuba.
Na cerimônia, acompanhada por vários governantes latino-americanos e caribenhos (Nicolás Maduro, da Venezuela; Daniel Ortega, da Nicarágua  Evo Morales, da Bolívia; e José Mujica, do Uruguai), Castro, ressaltou que na ilha está em processo a “transferência paulatina e ordenada às novas gerações” do governo iniciado em 1959, anos depois do início do movimento revolucionário iniciado em Moncada.
Segundo ele, mais de 70% população cubana nasceram após o assalto ao quartel, em 26 de julho de 1953. “Os que acompanharam Fidel Castro eram jovens, naquela data, e as novas gerações de cubanos continuarão a defender os ideais revolucionários”, disse o presidente.
Em seu discurso, de quase 40 minutos, Raul Castro rendeu homenagem a Hugo Chávez, que chamou de “invicto comandante e chefe da revolução bolivariana na Venezuela, discípulo avantajado dos próceres da independência latino-americana e caribenha".
Até quando o discurso bolivariano vai ter eco no mundo pós moderno? Transferência de poder, ou preparação de novos discípulos castristas? Aí Raul fica difícil acreditar em mudanças. Não defendo jamais o isolamento da ilha proposto pelos yankes, contudo os tempos são outros e a ilha precisa se modernizar. Carros da década de 50(XX) e serviços de baixa qualidade. Hoje o turismo carrega a economia da ilha, e portanto a modernização é fundamental. Conhecer Cuba não é um plano teórico. É necessário ir lá. Post e comente a temática! 27/07/13.

0 comentários:

Postar um comentário