Ancara continua negociando com Bruxelas a suspensão do regime de vistos e espera que a União Europeia tome medidas nesse sentido em breve , disse o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin.
No dia 18 de março, as partes coordenaram um acordo para aliviar a crise de migração na região, que prevê que a União Europeia retorne à Turquia todos os imigrantes ilegais que chegam à costa grega.
"As negociações entre Turquia e a União Europeia sobre a legislação antiterrorista e o acordo de readmissão continuam e esperamos que a União Europeia dê passos relativos ao tema dos vistos Schengen nos próximos dias", disse ele a repórteres.
Em contrapartida, os países do bloco europeu concordaram em aceitar um refugiado sírio para cada imigrante que retorna, além de acelerar a liberalização de vistos para os cidadãos turcos e as negociações sobre a adesão da Turquia ao bloco europeu.
A Comissão Europeia propôs em maio passado ao Parlamento Europeu e ao Conselho da União Europeia remover as restrições de cidadãos da Turquia sobre vistos, caso Ancara encontre até o final de junho de 2016 compromissos, em particular na luta contra o a corrupção, a assinatura de um acordo com a Europol, cooperação judiciária com os membros da UE e adatação da sua legislação antiterrorista com os padrões europeus.´
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, por sua vez , ameaçou abandonar o acordo de imigração se a UE tornar mais fácil para os cidadãos turcos viajar sem visto, afirmando que Ankara não irá rever a legislação anti-terrorismo.
E a saga continua na Europa. O que fazer para conter a entrada de imigrantes refugiados de áreas de conflitos? Comente a temática! 09/06/16
0 comentários:
Postar um comentário