Rapidinhas pelo mundo
Posted byBogotá interrompe ataques contra as Farc por 1 mês
O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou na noite de terça-feira (10) que irá interromper por um mês os ataques contra acampamentos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Para incentivar a 'desescalada' no conflito, decidi dar ordem ao ministro da Defesa e aos comandantes militares de cessar os bombardeios contra acampamentos das Farc durante um mês", declarou o mandatário em um discurso televisivo. Segundo ele, após o fim desse período, haverá uma "avaliação" do cessar-fogo unilateral decretado pelos guerrilheiros em dezembro passado e, dependendo dos resultados, se decidirá sobre um prolongamento de sua determinação.
No entanto, o presidente advertiu que as tropas manterão patrulhas em todo o país e anunciou um aumento nas operações contra outro grupo, o Exército de Libertação Nacional (ELN). Ele também pretende criar uma "Comissão de Assessoria para a Paz" integrada por dirigentes políticos de diversos setores e cuja finalidade será acompanhar "a condução dessa última fase" de negociações com os guerrilheiros. Bogotá e as Farc conversam há pouco mais de dois anos para encerrar meio século de confrontos armados internos.
União Europeia pede à Rússia que garanta a diversidade de opiniões no país
A chefe da Política Externa da União Europeia, Federica Mogherini, pediu à Rússia hoje (11), durante debate no Parlamento Europeu, que conduza com transparência as investigações sobre o assassinato do ativista de oposição Boris Nemtsov, e que garanta o direito à diversidade de opiniões no país.“As autoridades russas não só têm o dever de conduzir uma ampla e transparente investigação sobre o assassinato de Nemtsov, mas também precisam colocar um fim ao clima de suspeição, ódio e intolerância à diversidade de opiniões”, disse Mogherini.
Ela enfatizou que “os cidadãos russos merecem uma Rússia aberta e democrática”, pois “o reforço das liberdades políticas e o suporte à consolidação da democracia são objetivos definidos no artigo primeiro do Acordo de Parceria e Cooperação entre a União Europeia e a Rússia”.
Nemtsov, ex-vice primeiro-ministro russo, era um crítico ferrenho das políticas econômicas do governo do presidente Vladimir Putin e liderava uma campanha contra o envolvimento da Rússia no conflito no Leste da Ucrânia. Ele foi baleado na noite de 27 de fevereiro enquanto caminhava com sua namorada nos arredores da Praça Vermelha, no centro de Moscou.
Ele é considerado a figura de oposição mais proeminente a ser assassinada na Rússia durante os 15 anos do governo Putin. Além dele, vários outros ativistas e opositores foram mortos em situações não esclarecidas.
O governo russo nega qualquer envolvimento na morte de Nemtsov e estabeleceu um comitê para apurar o caso, coordenado diretamente por Putin. Cinco suspeitos foram detidos no último fim de semana, entre eles Zaur Dadayev, que confessou a autoria do crime em depoimento à justiça. Membros de uma organização de direitos de prisioneiros que visitaram Dadayev na prisão alegam, entretanto, que ele foi forçado a fazer a confissão.
Em novo vídeo do EI, menino mata suposto espião
O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) difundiu um vídeo que mostra um menino de roupa camuflada e rosto descoberto atirando em um suposto espião do governo de Israel. A notícia é do "Site", portal que monitora a atividade de fundamentalistas na Internet. A vítima seria o palestino Mohammad Ismail, que, segundo os radicais, trabalha para o Mossad, o serviço secreto do país judeu.
Em janeiro deste ano, o EI já havia divulgado as imagens de outra criança atirando em um prisioneiro. Conhecido pela extrema violência de suas ações, o grupo sempre publica os vídeos das mortes de seus reféns, como foi o caso dos norte-americanos Steven Sotloff e James Foley.
Diversas organizações de direitos humanos também já denunciaram que o Estado Islâmico recruta crianças e adolescentes para integrar suas filas.
12/03/15
0 comentários:
Postar um comentário