Grandes empresas têm apostado no lançamento de produtos tradicionais com novos sabores, alguns deles inusitados, para chamar a atenção do consumidor na gôndola dos supermercados. A estratégia atrai sobretudo o público jovem, que muitas vezes participa da criação dos produtos.
A Yoki lançou recentemente uma pipoca para micro-ondas com cobertura de queijo e goiabada. Segundo a empresa, a ideia foi agradar sobretudo aos casais, uma vez que o sabor faz alusão à mistura conhecida como "Romeu e Julieta".
A batata-palha sabor hot dog, com os sabores de ketchup e mostarda, foi outro lançamento recente da Yoki. O objetivo, nesse caso, foi facilitar a vida do consumidor na hora em que ele monta o seu lanche, para que ele não precise adicionar muitos ingredientes.
A PepsiCo costuma consultar os consumidores para que eles escolham os sabores da batata Ruffles que serão colocados à venda.
"Muitos sabores são criados a partir de pedidos dos consumidores por SAC e redes sociais, além de pesquisas de mercado que a marca está constantemente fazendo. As edições limitadas são muito importantes para que a marca traga sempre inovação em produtos, porque os adolescentes são muito antenados e querem sempre experimentar novidades", diz o diretor de marketing da PepsiCo Brasil, Gonzalo do Pico.
No ano passado, a empresa colocou no mercado uma linha chamada de Super Onda, em edição limitada, que contava com três sabores: limão, pizza e costelinha. O sabor costelinha acabou sendo incorporado definitivamente neste ano.
Em 2011, os clientes também escolheram outro sabor para a marca. O concurso "Faça-me um sabor", alvo de uma grande campanha publicitária e nas redes sociais, convidou os consumidores a criar novas versões.
Quase 2 milhões de inscrições foram registradas e, ao fim, uma eleição foi feita entre três finalistas: Strogonuffles (sabor estrogonofe), Honey MOONstard (mostarda e mel) e YaksiOBAAA (yakisoba). O vencedor foi o estrogonofe, que ficou no mercado até o fim daquele ano.
Eleição definiu sabor de refrigerante
A Fanta, marca da Coca-Cola, também apostou numa espécie de eleição para decidir o novo sabor que colocaria no mercado: morando ou maracujá. O vencedor foi o maracujá, que se juntou aos sabores laranja e uva.
A Fanta é vendida, fora do Brasil, em diversos outros sabores, como maçã, abacaxi e pêssego. No Brasil, uma versão sabor guaraná chegou a ser vendida nos anos 70, mas foi tirada do mercado. Ela está disponível para venda em alguns países latinos atualmente, como o Paraguai.
A Lacta tem investido frequentemente na criação e novos sabores para o chocolate Bis (o mais recente foi o Yogo, de iogurte com frutas vermelhas). O produto foi desenvolvido para ser consumido gelado. Segundo a empresa, a ideia surgiu da constatação de que muitos consumidores colocavam o chocolate na geladeira antes de comer.
"Os consumidores buscam novidades o tempo inteiro. Eles se sentem atraídos pelos produtos novos que aparecem nos supermercados. Para a marca Bis, que já tem 70 anos, a criação de novos sabores traz uma jovialidade importante", diz Adriana Nogueira, gerente de produto da marca Bis.
O mundo globalizado é fundamental nas reconstruções de tradições de marcas tradicionais. A culpa é nossa por consumir tanto? Vamos mudar os hábitos capitalistas? Post e comente a temática! 16/06/13
1 comentários:
Pode ser visto como uma estratégia das grandes empresas multinacionais no setor de alimentação para atrair mais consumidores, sinal que existe um compromisso com a pesquisa sobre os hábitos e as especificidades alimentares de cada consumidor, que podem variar em cada região. Tem os seus efeitos positivos e negativos, visto que isso estimula o aumento do consumo, que pode ser danoso até certo ponto, mas ao mesmo tempo diversifica a oferta de alimentos, para atender a um número de pessoas cada vez maior.
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