Um navio cargueiro Valemax, da Vale, entrou em um porto no leste da China esta semana, segundo dados de navegação e fontes da indústria, marcando a primeira vez em que isso aconteceu desde que o governo do país asiático proibiu os navios em janeiro de 2012.
O Vale Malaysia de mais de 400 mil toneladas entrou no porto Lianyungang, na província de Jiangsu, na segunda-feira e partiu na quarta-feira, depois de descarregar, segundo dados de navegação e fontes com conhecimento do assunto.
A frota da Vale enfrenta forte oposição de armadores e siderúrgicas na China, que temem que os navios sejam um "cavalo de Troia" que a mineradora utilizará para monopolizar tanto o transporte quanto o mercado de minério de ferro às suas custas.
No ano passado, as empresas locais convenceram o governo chinês a proibir a entrada dos maiores cargueiros do mundo, sob a alegação de segurança e o potencial impacto sobre o mercado local de transporte marítimo.
A Vale investiu bilhões de dólares na construção dos supernavios, com capacidade para transportar até 400 mil toneladas de carga, para cortar os custos do transporte à China e competir melhor com as australianas BHP Billiton e Rio Tinto.
Comente a respeito da temática! 18/04/13
0 comentários:
Postar um comentário