UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS VAI TRANSFORMAR ALGA EM BIODIESEL

Posted by João Luis




QUEM JÁ PASSOU PELOS IMENSOS CANAVIAIS DO INTERIOR PAULISTA CONHECE O ODOR DESAGRADÁVEL DA VINHAÇA, LÍQUIDO QUE SOBRA APÓS A PRODUÇÃO DO ÁLCOOL. CIENTISTAS E EMPRESÁRIOS APOSTAM QUE O DEJETO PODE VIRAR A BASE DE UM NOVO TIPO DE BIODIESEL.


A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS E A EMPRESA ALGAE BIOTECNOLOGIA ASSINARAM NO ÚLTIMO DIA (15/02/11) UM CONTRATO DE COOPERAÇÃO TECNOLÓGICA PARA COLOCAR A IDEIA EM PRÁTICA.


O PLANO É USAR A VINHAÇA COMO RAÇÃO PARA ALGAS MICROSCÓPICAS, CUJAS CÉLULAS, RICAS EM MOLÉCULAS DE GORDURA, VIRARIAM BIOCOMBUSTÍVEL.


NOS PRÓXIMOS 30 MESES, A PARCERIA VAI RECEBER R$ 3,24 MILHÕES DO BNDES (BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL), ENQUANTO A ALGAE INVESTIRÁ MAIS R$ 324 MIL.


NOVAS TECNOLOGIAS CRIADAS PELO PROJETO SERÃO PATENTEADAS, POSSÍVEIS LUCROS ORIUNDOS DELAS SERÃO DEVIDOS MEIO A MEIO ENTRE A UNIVERSIDADE E A EMPRESA.


CASO TUDO DER CERTO, O PROJETO PODE AJUDAR A RESOLVER UMA SÉRIE DE PROBLEMAS AMBIENTAIS E TECNOLÓGICOS COM UMA SÓ "CAJADADA".


A VINHAÇA, QUE É BASICAMENTE A "ÁGUA SUJA" QUE SOBRA APÓS A FERMENTAÇÃO E DA DESTILAÇÃO DO CALDO DE CANA, É MUITO RICA EM SAIS E COMPOSTOS ORGÂNICOS DIFÍCEIS DE DEGRADAR.


POR ISSO MESMO, É POLUENTE E DEMANDA TRATAMENTO ANTES DE SER LANÇADA NA NATUREZA. "AS ALGAS REMOVERIAM PARTE DESSES POLUENTES E VIRARIAM MATÉRIA-PRIMA", EXPLICA REINALDO GASPAR BASTOS, ENGENHEIRO DE ALIMENTOS DO CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL EM SÃO CARLOS EM ARARAS (SP) E LÍDER DA PESQUISA.


FICA EVIDENTE QUE A VONTADE POLÍTICA É DETERMINANTE NAS ESCOLHAS LIGADAS AO MEIO AMBIENTE. PODEMOS CONVIVER COM UM PROGRESSO SUSTENTÁVEL E CAPAZ DE MOVIMENTAR A MÁQUINA CAPITALISTA. O BRASIL PODE SER MAIS AGRESSIVO NAS PESQUISAS DO SETOR. SOMOS "TOP 10" EM BIOCOMBUSTÍVEIS NO MUNDO. O QUE É QUE NOS FALTA PARA SERMOS MAIS DESTACADOS NO RANKING MUNDIAL DAS PESQUISAS DE PONTA? APENAS VONTADE POLÍTICA? E AS NOSSAS UNIVERSIDADES? PESQUISAM AS NOSSAS POTENCIALIDADES NATURAIS? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA! 17/02/11

0 comentários:

Postar um comentário