ENTENDENDO A CRISE DO EGITO:
O EGITO É UM PAÍS LOCALIZADO EM UMA ÁREA DE GRANDES CONFLITOS NA ATUALIDADE. ÀS MARGENS DO MAR MEDITERRÂNEO (DELTA DO NILO), MAR VERMELHO, É CORTADO PELO FAMOSO CANAL DE SUEZ (LIGAÇÃO ENTRE OS TRÊS CONTINENTES DO VELHO MUNDO).
A SUA LONGA HISTÓRIA CONTA QUE É UMA REGIÃO RICA EM PETRÓLEO E AO LONGO DA SUA TRAJETÓRIA CONSTRUIU ENORMES DITADURAS. DESDE OS ANOS 50 (XX) QUE O EGITO VEM TENDO GOVERNOS DITATORIAIS, E ATÉ ONTEM, HOSNI MUBARAK, ESTAVA NO PODER, DESDE 1981.
A MAIOR RESISTÊNCIA A DITADURA DE MUBARAK FOI DE GRUPOS RADICAIS MULÇUMANOS, O QUE PREOCUPA O OCIDENTE QUE NÃO TEM UMA BOA RELAÇÃO COM PAÍSES GOVERNADOS POR RELIGIOSOS MULÇUMANOS.
NA MESMA REGIÃO, NO MÊS DE JANEIRO FOI A TUNÍSIA, QUE ATRAVÉS DE MOVIMENTOS DE ESTUDANTES DERRUBOU UMA DITADURA QUE DURAVA DÉCADAS. OS DEMAIS PAÍSES DA REGIÃO ESTÃO PREOCUPADOS PORQUE A RIQUEZA DO PETRÓLEO NÃO COMBATE A POBREZA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO, PORQUE É ABOCANHADA PELOS GRUPOS DO PODER QUE ESBANJAM RIQUEZA E PODERIO. HÁ QUEM AFIRME QUE A INTERNET SERIA UM DOS PRINCIPAIS CAUSADORES DESSAS INSATISFAÇÕES POPULARES. DEVE SER VERDADE, PORQUE O GOVERNO EGÍPCIO NO MOMENTO QUE COMEÇARAM OS MOVIMENTOS POPULARES, LOGO CORTOU O ACESSO À INTERNET E MANDOU DESLIGAR OS TELEFONES CELULARES.
HÁ PROTESTOS TAMBÉM NA JORDÂNIA, NO IÊMEM E PROVAVELMENTE OCORRERÁ TAMBÉM NA SÍRIA, O QUE OCORRE ATUALMENTE NO MUNDO ÁRABE REQUER UMA NOVA POLÍTICA DO OCIDENTE, ABRINDO ESPAÇO PARA A TURQUIA, QUE É GOVERNADO POR MULÇUMANOS CONSERVADORES AUXILIADOS POR GRUPOS LAICOS (LIBERDADE RELIGIOSA).
O FIM DE UM PESADELO?
APÓS 18 DIAS DE INTENSOS E VIOLENTOS PROTESTOS QUE TOMARAM DIVERSAS CIDADES DO EGITO, O DITADOR HOSNI MUBARAK, 82, RENUNCIOU AO PODER DEPOIS DE COMANDAR UMA DITADURA COM MÃO DE FERRO POR 30 ANOS. O ANÚNCIO FOI FEITO PELO VICE-PRESIDENTE EGÍPCIO, OMAR SULEIMAN, NA TV ESTATAL. EM POUCOS MINUTOS, CENTENAS DE MILHARES ESTAVAM EM FESTA E AOS GRITOS NA PRAÇA TAHRIR, EPICENTRO DAS MANIFESTAÇÕES DE OPOSIÇÃO. O PODER DE FORMA PROVISÓRIA FOI ENTREGUE AS FORÇAS ARMADAS.
A SAÍDA DE MUBARAK SOLIDIFICA A CRISE NO MUNDO ÁRABE, SENDO A SEGUNDA DITADURA A RUIR EM MENOS DE UM MÊS. AINDA NO DIA 14 DE JANEIRO A REVOLUÇÃO DO JASMIM LEVOU O DITADOR DA TUNÍSIA, ZINE EL ABIDINE BEM ALI, A ABANDONAR O PAÍS, EM MEIO AO MOVIMENTO QUE SE ALASTROU PARA OUTROS PAÍSES, CAUSANDO PROTESTOS NA MAURITÂNIA, ARGÉLIA, JORDÂNIA, SÍRIA E IÊMEM.
A RENÚNCIA OCORRE MENOS DE 24 HORAS DEPOIS QUE RUMORES DE SUA SAÍDA IMEDIATA DO PODER. NA NOITE DE QUINTA (10/02/11), MUBARAK DISCURSOU À NAÇÃO E DISSE QUE PASSAVA PARTE DO SEU PODER PARA O VICE-PRESIDENTE (SULEIMAN), MAS PERMANECERIA ATÉ SETEMBRO -- QUANDO ESTÃO PREVISTAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. O DISCURSO DE "FICO" CAUSOU FÚRIA NOS MANIFESTANTES QUE MARCHARAM EM DIREÇÃO AO PALÁCIO PRESIDENCIAL AOS GRITOS PARA QUE DEIXASSE O PODER IMEDIATAMENTE.
HISTÓRIA DE MUBARAK
O DITADOR MUBARAK ASCENDEU NA FORÇA ÁEREA -- PRINCIPALMENTE PELO SEU DESEMPENHO NA GUERRA DE YOM KIPPUR (RESULTANDO NA CRISE DO PETRÓLEO DE 1973) COM ISRAEL -- E TORNOU-SE VICE-PRESIDENTE EM 1975. ELE ASSUMIU A PRESIDÊNCIA QUANDO ISLAMITAS MATARAM A TIROS O SEU ANTECESSOR, ANWAR SADAT, EM UM DESFILE MILITAR EM 1981.
MUBARAK SE BENEFICIOU DE ARTIGOS DA CONSTITUIÇÃO EGÍPCIA QUE DITAM MANDATOS PRESIDENCIAIS DE SEIS ANOS COM UM NÚMERO DE REELEIÇÕES INDEFINIDAS. ALÉM DISSO, ALTERAÇÕES À LEI FIZERAM COM QUE A VITÓRIA DE CANDIDATOS DE OUTROS PARTIDOS QUE NÃO TIVESSEM LIGAÇÕES POLÍTICAS COM O GOVERNO FOSSE IMPOSSÍVEL.
SOB DENÚNCIAS DE CORRUPÇÃO E EM DIVERSAS ACUSAÇÕES DE ABUSOS DE AUTORIDADE E PRISÕES TORNADAS POSSÍVEIS DEVIDO AO ESTADO DE EMERGÊNCIA, EM VIGOR A 30 ANOS NO PÁIS,LEVOU A IMAGEM DE MUBARAK A SE DETERIORÁ AO LONGO DOS ANOS.
ALIADO DE WASHINGTON NA REGIÃO, O DITADOR USUFRUÍA DE BOAS RELAÇÕES COM O OCIDENTE, EMBORA FOSSE FATO CONHECIDO DE QUE SEU GOVERNO ERA UMA DITADURA DE MÃO DE FERRO. MUBARAK TAMBÉM ERA BEM VISTO PELO OCIDENTE ,PRINCIPALMENTE PELOS ESTADOS UNIDOS, POR TER MANTIDO UM ACORDO DE PAZ COM ISRAEL, ASSINADO EM 1979, PAÍS COM O QUAL O EGITO TRAVOU TRÊS GUERRAS.
FICA AGORA PERGUNTAS A SEREM FEITAS. SERIA O FIM DE UM PROBLEMA, OU O INÍCIO DE UM EFEITO DOMINÓ NAS DITADURAS ÁRABES? COMO FICA AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS DOS ESTADOS UNIDOS AGORA NO MUNDO ÁRABE? E ISRAEL? QUEM IRÁ FAZER SUA "BLINDAGEM" EM CASO DE NOVOS CONFLITOS? O PETRÓLEO É O MOTIVO "VELADO" DE TANTA GANÂNCIA PELO PODER NO MUNDO ÁRABE? TEREMOS UMA MUDANÇAS GEOPOLÍTICA LOCAL OU GLOBAL? POST E COMENTE A RESPEITO DA TEMÁTICA. PRINCIPALMENTE OS PRÉ-UNIVERSITÁRIOS. 12/02/11