Crise na Europa eleva Brasil a sexta economia mundial
Posted by
O município espanhol Fuentes de Andalucía, que fica na província de Sevilha, agora tem um gerador de última geração. Esse é o primeiro sistema que fornece energia por concentração.
O equipamento possui capacidade de produzir eletricidade 24 horas por dia e de abastecer cerca de 25 mil residências.
Uma torre principal recebe e armazena as luzes solares que são captadas por helióstatos --instrumento que consegue projetar os raios do Sol para um único ponto fixo mesmo com o movimento de rotação da Terra.
A inauguração do sistema nesta terça-feira teve a presença do rei Juan Carlos 1º e do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, xeque Mohammed bin Zayed al-Nahyan.
Julio Muòoz/Efe | ||
Espelhos redirecionam as luzes solares para uma única torre, apesar do movimento de rotação da Terra Uso sustentável de energia renovável. Projetos pilotos que podem tomar corpo para passarem a grandes dimensões. Cabe aos poderes públicos a vontade política de realiza-los. Post e comente a respeito da temática! 06/10/11 |
O escritório Jasmim Manga, de São Paulo, venceu o 3º Concurso Nacional de Paisagismo Urbano, que selecionou projetos sustentáveis para revitalizar a lagoa dos Oiteiros, em Penedo, Alagoas.
Jasmim Manga /Reprodução |
O projeto paisagístico para Lagoa dos Oiteiros, em Penedo (AL) prevê mirante, anfiteatro e pista para atividades físicas |
A área fica às margens do rio São Francisco e compreende um matagal e um lago, hoje poluído. A Prefeitura local fará o saneamento e custeará a obra.
Conforme o projeto, a praça terá pista de corrida com equipamentos para atividades físicas, mirante e anfiteatro para abrigar apresentações e feira de artesanato.
"A ideia é que o parque funcione com recursos próprios", diz a paisagista Alice Rocha, sócia do escritório vencedor.
O projeto, feito em parceria com o escritório americano SRLA Studio, privilegia o uso da energia solar. A pista terá piso especial para drenar a chuva e a irrigação da praça será feita com água da própria lagoa.
Segundo Rocha, a praça terá um "aspecto pedagógico", para que as crianças aprendam desde cedo a valorizar a água.
O concurso foi organizado pela Associação Nacional de Paisagismo e a Prefeitura de Penedo, com o apoio da Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas.
Nas edições anteriores foram reformados o parque Lagoa dos Pássaros, em Artur Nogueira (SP), e a praça central de Ipameri (GO).
As obras na Lagoa dos Oiteiros devem começar em 2012.
Mais um exemplo de sustentabilidade com resultado educativo e sócio-econômico. Cada vez mais fica evidenciado que é possível "construir sem destruir". Belo exemplo de conservacionismo e educação ambiental. Post e coemnte a respeito da temática! 06/10/11